Domingo, 13 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Futuro líder da Nasa diz que prioridade é levar astronautas para Marte

Compartilhe esta notícia:

O bilionário Jared Isaacman, de 42 anos, falou sobre a sua visão do futuro da exploração espacial. (Foto: John Kraus/Polaris Program)

O próximo líder da Nasa vai priorizar o envio de astronautas americanos a Marte, caso seja confirmado no cargo, conforme afirmou ontem em um painel do Senado americano. O bilionário Jared Isaacman, um empresário que financiou com recursos próprios suas idas ao espaço, afirmou também que não pretende abandonar os planos de levar uma missão tripulada à Lua em 2027, embora tenha colocado mais ênfase no Planeta Vermelho.

Odurante uma audiência de confirmação para se tornar o 15º administrador da Nasa. “Como o presidente afirmou, nós vamos priorizar o envio de astronautas americanos a Marte, e, até chegarmos lá, iremos, inevitavelmente, ter capacidade de retornar à Lua e, então, determinar os benefícios econômicos, científicos e de segurança nacional de manter nossa presença no satélite.”

Sobre a atual iniciativa da Nasa de alcançar a Lua e, então, partir para Marte – o primeiro pouso de um ser humano no satélite terrestre desde 1972, por meio do programa Artemis –, ele vê como um passo importante. Astronautas construiriam uma base permanente na Lua, desenvolvendo pesquisas e criando infraestrutura crucial para a primeira missão tripulada a Marte, no fim da década de 2030. Isaacman disse que gostaria de acelerar o calendário, desenvolvendo em paralelo as expedições. “Acho que não precisa ser um ou outro”, afirmou.

O senador republicano pelo Texas Ted Cruz, líder do comitê do Senado, disse que concorda com Isaacman e que a Nasa deve voltar à Lua o mais rápido possível, em grande parte para prevenir rivais como a China de ganhar vantagens. “Não estamos caminhando para uma nova corrida espacial, ela já está acontecendo”, afirmou.

“O Partido Comunista Chinês foi explícito em seu desejo de dominar o espaço, instalando uma estação espacial totalmente funcional em órbita da Terra e robôs na face oculta da Lua”, diz Cruz. “Precisamos seguir nossos planos. Mudanças extremas em nossas prioridades a essas alturas do campeonato significaria, certamente, uma Lua vermelha, cedendo terreno à China para as próximas gerações.”

Isaacman é amigo pessoal de Elon Musk – fundador da Space X e acólito de Donald Trump. Ele admitiu “não ser um nome óbvio para a posição”, mas afirmou ter se beneficiado de sua experiência espacial na Missão Polaris Dawn, de cinco dias, durante a qual se tornou o primeiro civil a fazer uma caminhada espacial, em setembro do ano passado. Foi também integrante da primeira tripulação privada de astronautas em um voo de três dias, em 2021.

“Eu tenho sido relativamente apolítico. Não sou um cientista e nunca trabalhei na Nasa”, disse ele. “Mas não acho que essas sejam fraquezas.” Se confirmado, Isaacman sucederá a Bill Nelson, ex-astronauta dos ônibus espaciais, como o mais jovem líder e um dos poucos administradores da agência espacial em seus 66 anos com experiência em voos espaciais. (Com informações do jornal O Estado de S. Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Kanye West volta a atacar Taylor Swift, citando Justin Bieber e Harry Styles
Entenda o impacto da compra da Versace pela Prada por cerca de R$ 8 bilhões
https://www.osul.com.br/futuro-lider-da-nasa-fala-que-prioridade-e-levar-astronautas-para-marte/ Futuro líder da Nasa diz que prioridade é levar astronautas para Marte 2025-04-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar