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GAD’ cria “sistema de circulação” intuitiva para clientes na primeira farmácia PanVel em São Paulo

Para simplificar a jornada do cliente dentro das farmácias PanVel, o GAD’ criou um novo conceito em design de loja, baseado no universo digital. A ideia é tornar a visitação do público dentro da farmácia mais intuitiva, como nos aplicativos e sites. O conceito está estreando na primeira unidade da PanVel inaugurada em São Paulo. A tradicional rede de farmácias do Sul do país investiu R$ 1 milhão na loja de 370 metros quadrados no novo Shopping Morumbi Town.

O cartão de visitas da PanVel na capital paulista é o piloto do novo conceito de design desenvolvido pelo GAD’, uma das mais importantes consultorias de branding e design do Brasil – e parceira da rede de farmácias há 10 anos.

O novo conceito implementado na primeira unidade da PanVel em São Paulo será implantado, gradativamente, em todas as mais de 350 lojas da rede. A expectativa é abrir, até o final de 2016, um total de 38 lojas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

A atualização do ponto de venda (PDV) propõe uma experiência diferenciada para o cliente, desde a simplificação e funcionalidade na hora das compras até a experimentação de produtos e auxílio de consultoras de beleza.

O projeto é dividido em 6 zonas, bem claras e definidas no interior da loja, facilitando assim a navegação e orientação por parte do cliente. Como em um site, dividido por seções ou editorias, que melhoram a busca por informação.

“A loja fica mais acessível e otimiza o tempo do cliente no local. Todo o projeto foi concebido de forma que o consumidor consiga, se desejar, ser objetivo e rápido nas suas compras, sem perder seu tempo, que nos dias atuais é tão valioso”, diz o arquiteto Leonardo Araújo, sócio e diretor de Retail Design do GAD’. E completa: “Com o novo conceito, o faturamento deve ser incrementado em 30%”.

A zona de Acesso é uma área de oferta e pontas de gôndola com espaço para comunicação visual atrativa. As gôndolas também ficaram mais altas, para facilitar a visualização dos produtos.

No centro da loja, a área de Dia a Dia, com raquetes de sinalização, orientam o cliente a encontrar de forma rápida o que procura.

O setor Mães e Filhos ganha força e destaque por ser um nicho em uma curva ascendente, marcado pelo uso da cor lavanda, que remete à ideia de carinho, cuidado e zelo.

A zona de Beleza e Dermocosméticos tem grande visibilidade “A ideia foi criar um ambiente diferenciado e glamouroso, com o uso da madeira clara conferindo ao espaço aconchego e calor para os clientes efetuarem a compra de forma mais tranquila”, detalha Leonardo Araújo. O espaço conta com uma área de experimentação que proporciona uma experiência diferenciada onde consultoras de beleza podem auxiliar e tirar as dúvidas com relação aos produtos de beleza.

A área de Medicamentos foi demarcada pelo tradicional pórtico azul das lojas da PanVel. Um grande diferencial desse novo modelo é a nova área de exposição para acesso direto aos medicamentos OTC (livres de prescrição médica). O espaço foi reforçado pelo uso das cores branca e azul e uma sinalização que permite uma navegação rápida através do uso de cores distintas para cada categoria de medicamentos.

Por fim, o Checkout ganhou uma grande área de conveniência organizando a fila e permitindo ao cliente lembrar algo que tenha esquecido ou a compra de produtos sazonais de forma mais rápida. “Ampliamos a oferta de produtos no checkout. Temos bebidas geladas e até chinelos”, comenta Leonardo Araújo.

A decisão de abrir uma loja na capital paulista foi motivada por uma demanda dos próprios clientes e simpatizantes da marca que residem na cidade, através das redes sociais e da panvel.com, a loja online com entrega para todo o Brasil. O público de São Paulo já representa o segundo maior mercado da loja online e ocupa o terceiro lugar no ranking da PanVel no Facebook, que conta com mais de 1,4 milhões de seguidores.

“O grande desafio para o segmento de farmácias é a convergência do meio físico e digital. Vimos a necessidade de atualização da linguagem da marca e suas derivações no ponto de venda para torná-la mais amigável e atual pois esta impactava diretamente na experiência do PDV e em outros pontos de contato, como e-commerce e mobile ”, conta Leonardo Araújo.

Nova marca

O GAD’ também trabalhou em uma evolução da identidade da marca, com um leve redesenho do logotipo. A inclinação das fontes foi reduzida e o espaçamento entre elas aumentado, para proporcionar uma leitura mais clara, principalmente em suas reduções. Também foi criada uma certa ondulação das fontes, deixando o logo mais orgânico e fluído, além de uma leve diminuição da diferença entre as caixas altas e baixas.

Segundo a Diretora de Design e Comunicação do GAD’, Grace Meurer, a criação do novo logo para a PanVel surgiu da necessidade de apresentar a evolução da história da marca, mas sem perder sua identidade. “O objetivo era que o consumidor percebesse a marca PanVel de uma maneira diferente. Mantivemos em destaque as letras P e V, pois fazia parte da história da união de duas marcas no passado e também por ser uma característica marcante do logo, porém este ganhou linhas curvas. Além disso, o azul característico foi mantido o que resultou em um logo mais friendly. Por fim, a linguagem da marca ganhou novas cores de apoio”, explica.

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