Ícone do site Jornal O Sul

Galãs em Hollywood levantam polêmica após revelação de hábitos de higiene controversos

Da esquerda para a direita, Ashton Kutcher, Jake Gyllenhaal, Brad Pitt. (Foto: Divulgação)

Por insistência da nova namorada – a designer de joias Ines de Ramon, com quem o ator se relaciona há dois anos –, Brad Pitt passou a tomar banho todos os dias, como noticiou parte da imprensa americana especializada na cobertura de celebridades. O assunto deu o que falar. Sim, pois é, uma das maiores estrelas do cinema americano não cultivava o hábito de lavar o corpo todos os dias. E ele não está só. Acredite: algo talvez não esteja cheirando bem em Hollywood.

Nomes como os atores Ashton Kutcher, Jake Gyllenhaal e Dax Shepard já afirmaram categoricamente que não utilizam o chuveiro com frequência diária. O hábito é hereditário. “Se posso ver alguma sujeira nos meus filhos, então eu os limpo. Do contrário, não há motivo”, afirmou Ashton Kutcher, numa entrevista, ao falar sobre o cuidado com a prole – ele é pai de Wyatt, de 9 anos, e Dimitri, de 7 anos.

Mulher de Ashton Kutcher – e mãe das crianças –, a também atriz Mila Kunis vê sentido nas colocações do marido. Em outra entrevista, ela já explicou que a ausência de costume com hábitos higiênicos tão frequentes decorre do fato de ela ter crescido numa casa sem água morna, e num lugar com o clima muito frio durante o inverno, na cidade de Chernivtsi, na Ucrânia.

À época, em 2021, o ator Dax Shepard, marido da também atriz Kristen Bell, apoiou publicamente o casal, dizendo: “Só preciso de banho quando começo a sentir um cheiro”. Eis que Jake Gyllenhaal, protagonista de filmes como “Matador de aluguel” (2024) e “O segredo de Brokeback Mountain” (2005), resolveu entrar em campo, trazendo com ele o conceito de que o corpo humano “se limpa naturalmente”. “Cada vez mais eu acho o banho menos necessário. Também penso que tem toda uma questão envolvendo não tomar banho que é bem importante para ajudar na manutenção da pele”, disse à revista “Vanity Fair”.

A opinião parece não se restringir ao universo seleto de artistas famosos internacionalmente. Um estudo do centro de pesquisas britânico YouGov mostrou que 17% dos britânicos abandonaram os banhos diários durante a pandemia de Covid-19. E o hábito acabou se consolidando para muita gente, sobretudo em países do Hemisfério Norte, onde as temperaturas são mais frias.

A lista dos inimigos do sabonete inclui ainda outros nomes famosos. Julia Roberts , Johnny Depp e Charlize Theron também são conhecidos por não serem exatamente muito chegados num chuveiro. Mas há, claro, o outro lado. Após ver o movimento de declarações contra o banho, o astro de filmes de ação Dwayne Johnson avisou publicamente que toma três por dia. Jason Momoa, que não à toa viveu o Aquaman nos cinemas, também reforçou ser bem banhado, e Anthony Mackie disse à “Vanity Fair” que gosta tanto que tem até um chuveiro feito sob medida para ele, em casa.

O que diz a ciência?

A ciência alerta: nenhum extremo deve ser incentivado. O biomédico especializado em microbiologia Roberto Figueiredo, conhecido como Doutor Bactéria, avisa que um banho por dia é mais do que o suficiente:

“O banho é importante para tirar resto de pele, de gordura, poluição, terra, poeira, o que chamamos de bactérias passageiras. Um segundo banho pode acabar tirando as bactérias que fazem parte do nosso microbioma, germes que protegem nossa pele”, afirmou, numa entrevista.

Sair da versão mobile