Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de março de 2021
As regras para o leilão estão definidas e o 5G deve começar a chegar ao Brasil até 2022, mas os celulares com suporte à quinta geração de internet móvel já estão no país desde o ano passado. Agora, eles estão ficando cada vez mais acessíveis.
Nesta semana, a Samsung anunciou o Galaxy A32 no Brasil. O aparelho é vendido com preço sugerido de R$ 2.699, que faz dele o celular 5G com preço de lançamento mais baixo até aqui, ultrapassando o valor de lançamento do Moto G 5G, da Motorola, anunciado em 2020 por R$ 2.799.
O aparelho da Motorola, porém, já pode ser encontrado no varejo custando menos do que o Galaxy A32, que tende a ficar mais barato também com o passar do tempo. O lançamento da Samsung começa a ser vendido nesta quarta pelo site e nas lojas físicas da marca, e será disponibilizado também através das principais operadoras nas próximas semanas.
Embora ainda não exista 5G “de verdade” no Brasil, algumas operadoras já vêm oferecendo uma versão preliminar da tecnologia chamada de 5G DSS, que consiste em usar a mesma infraestrutura já existente do 4G para disponibilizar velocidades um pouco mais altas de conexão. Até agora essa rede só existe em algumas capitais brasileiras.
O Galaxy A32 tem suporte ao 5G DSS e, assim como o rival feito pela Motorola, também pode se conectar ao 5G “real” de outros países, além das frequências que estão sendo reservadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para o vindouro leilão que dará início à quinta geração de internet móvel no Brasil para valer – e que deve acontecer em algum momento deste ano.
Além do 5G
Mas não é só de 5G que vive o lançamento da Samsung. O aparelho ainda conta com quatro câmeras traseiras e uma bateria que promete longa duração – ideal para lidar com as novas redes de internet móvel que consomem bastante energia.
A tela tem 6,5 polegadas (16,5 centímetros de uma ponta a outra na diagonal), mas a resolução é baixa (720 × 1600 pixels) e o painel é TFT, que não oferece os mesmos níveis de cor, brilho e contraste que painéis mais caros e de melhor qualidade de LCD, como o padrão LTPS, ou o elegante Oled usado pelo top de linha Galaxy S21, por exemplo.
A câmera quádrupla na parte traseira é formada por um sensor principal de 48 MP; uma lente ultra-wide de 8 MP, que serve para capturar imagens mais amplas; uma lente macro de 5 MP para tirar fotos de objetos bem de perto sem perder foco; e um sensor de profundidade de 2 MP para ajudar em fotos com fundo desfocado. A câmera de selfies tem 13 MP.
A Samsung não informa qual é o processador do aparelho, mas indica que ele possui oito núcleos e é acompanhado por apenas 4GB de memória RAM – o que, em tese, não garante uma experiência muito rápida ou totalmente livre de travamentos – com 128 GB de armazenamento para salvar fotos, vídeos, arquivos, aplicativos e jogos.