Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de julho de 2024
A ausência de Neymar no documentário sobre a vida de Galvão Bueno gerou burburinho. Há quem dissesse que os dois estavam com a relação abalada. O narrador garante que não houve desentendimentos. E aproveitou para reafirmar que todos os comentários feitos até hoje sobre o jogador foram sobre atuação em campo, nunca sobre a vida pessoal dele.
“Rompimento? Ele nunca fez postagem nenhuma, eu nunca fiz. A situação com Neymar é assim: ele é um jogador fora da curva, um craque excepcional. As pessoas falam muito da vida dele, das coisas que ele possa fazer, festa, isso e aquilo. Ninguém nunca ouviu uma palavra minha sobre a vida pessoal dele. Até porque não admito que ninguém interfira na minha nesses anos todos. Falas sobre Neymar, falei em campo. Em alguns momentos, dentro de campo, ele se perdeu um pouco. Não é história de ‘cai, cai’. Ele fez bobagens, tomou algumas atitudes e pode não ter gostado”, disse Galvão, durante o “Roda vida”, da TV Cultura, na última segunda-feira (1).
O apresentador disse ainda torcer para um retorno triunfal do craque na seleção. Mas deu um conselho.
“Nós nos encontramos várias vezes. Talvez ele (Neymar) não se sinta bem perto de mim. Não tenho absolutamente nada contra ele. Torço por ele, torço muito. Depois da contusão séria que ele teve, que tenha agora um grande retorno, que possa estar na próxima Copa e tenha mais tranquilidade dentro do campo. Na vida dele, ninguém tem nada a ver com isso”.
Entenda o caso
A relação de Neymar e Galvão era bem amistosa. Inclusive, em meados da década passada, o narrador era constantemente acusado de ser “puxa-saco” do craque. A situação começou a mudar nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, após um empate da Seleção Brasileira com o time do Iraque.
Na ocasião, Galvão se revoltou com o fato de os jogadores brasileiros saírem sem falar com a imprensa após o empate. O narrador, então, fez uma comparação entre Marta e Neymar.
“A torcida começou a gritar que a Marta joga mais do que o Neymar. Eu entendi isso não só como uma brincadeira, mas como um desabafo. O futebol feminino tem jogado aquilo que o torcedor quer ver. E o futebol masculino não joga o que o torcedor quer ver. Até porque não há comparação da Marta com o Neymar. Ela tem cinco Bolas de Ouro, tem todos os títulos. O Neymar pode até vir a ser mais importante do que ela. Hoje, é a Marta. Nesse momento, ela é mais importante”, disparou Galvão.
Em 2018, durante a Copa do Mundo na Rússia, Neymar ficou irritado com novas críticas de Galvão. Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, o pai do jogador precisou intervir e “tentou colocar panos quentes” para não prejudicar a relação já desgastada com a TV Globo.
A polêmica entre Neymar e Galvão atingiu um auge em 2021. A primeira situação aconteceu em setembro, após uma entrevista do jogador onde ele dizia ser desrespeitado, mesmo diante de um bom desempenho na Seleção. O narrador rebateu: “Calma, Neymar, calma. Isso que falta um pouquinho no Neymar. Você não vê o Messi fazer isso. Falta um pouquinho ainda ao Neymar esse autocontrole porque o Messi apanha tanto quanto ele”.
Menos de um mês depois, um áudio vazado de Galvão mostrava o narrador supostamente chamando Neymar de idiota. Após o empate entre Brasil e Colômbia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, o repórter Eric Faria relatou que o atleta se recusou a cumprimentar os jogadores adversários. Ao fundo, é possível ouvir a voz do narrador falando a palavra “idiota”.