Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de dezembro de 2022
Para quem deseja fazer uma renda extra no próximo ano, o ideal é investir em renda fixa já que os juros estão altos.
Foto: ReproduçãoCom a chegada das festas de fim de ano, muitas pessoas ficam preocupadas com as finanças e de que forma aplicar o dinheiro nessas comemorações como natal e ano novo. Mas qual seria a forma correta de fazer isso e ainda poupar uma grana pra 2023?
O especialista em finanças, Hytallo Soares, explica que a partir do recebimento do 13º, é possível quitar dívidas e estabelecer um limite de gasto.
“Quem recebe o 13º salário tem a oportunidade de tentar pôr as contas em dia, se tiver dívidas, ou aumentar a poupança. O fim do ano, em razão das festas e dos presentes, é uma época muito tentadora para gastar. De todo modo, para não estourar o orçamento ou levar dívidas para o mês de janeiro, é possível definir um limite para os gastos e se comprometer a cumpri-lo”, explica.
É importante planejar as celebrações com antecedência. Muitas vezes, gasta-se mais quando se deixa para comprar tudo na última hora. Saber onde vai passar o natal e o ano novo com antecedência pode ajudar.
“Além disso, se for dar presentes, veja quantos são e quanto se tem para gastar. A famosa opção pelas lembrancinhas ou seja, nada muito caro, vale muito”, pontuou Hytallo.
Apesar de ser uma data festiva, o especialista explica que não é necessário presentear todo mundo, caso isso vá afetar sua vida financeira, mas é preciso tomar cuidado e escolher melhor quem vai ser presenteado.
“É importante entender que amor não se mede com presentes. Quero dizer que, em geral, qualquer presente já vale a pena. Mais do que isso, decida se vai presentear uma pessoa em especial ou algumas, tendo um limite de gastos como teto. Não vale a pena se endividar para agradar todo mundo” explica o especialista.
Agora para começar 2023 com o pé direito, Hytallo explica que o ideal é evitar novas dívidas e terminar de pagar as que estão em andamento.
“Todos os meses, gaste menos do que ganha, fazendo uma poupança mensal, que pode servir de reserva de emergência ou ser usada para gastos mais volumosos em momentos específicos” explica.
Para quem deseja fazer uma renda extra no próximo ano, o ideal é investir em renda fixa já que os juros estão altos.
“São aplicações seguras e dão retornos superiores à inflação. Quem for mais arrojado pode pensar no mercado de ações. Como estamos em época de transição de governo, há papéis em baixa que certamente se valorizarão com o tempo” finalizou o especialista.