Sábado, 26 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Você viu? Gêmeos têm dificuldades para acessar serviços diante da incapacidade de sistemas tecnológicos de distinguir um irmão do outro

Compartilhe esta notícia:

Irmãos univitelinos colecionam embaraços na vida financeira. (Foto: Arquivo pessoal)

Trocas de provas e confusões amorosas sempre estiveram no imaginário popular sobre gêmeos univitelinos ou, como também são chamados, idênticos. Mas, no atual mundo do compartilhamento de dados e de tecnologias que usam cada vez mais a biometria, a realidade pode ser ainda mais inusitada e fugir totalmente do controle deles.

Com aparências semelhantes e dados igualmente idênticos — data de nascimento, nomes de pai e mãe e sobrenomes —, eles muitas vezes têm dificuldades para acessar serviços diante da incapacidade de sistemas tecnológicos de distinguir um irmão do outro.

Rafaella Siqueira, de 34 anos, tentou, há um mês, abrir pela internet uma conta na Binance, uma plataforma de criptomoedas, para começar a investir para o futuro de sua filha Débora, de 4 meses. Recebeu duas negativas, mas só na terceira descobriu o motivo.

A Binance avisou que não havia conseguido concluir a verificação de identidade e perguntou se ela tinha uma irmã gêmea. Sim, ela tem — que já era cliente. A plataforma pediu que as irmãs a fizessem um vídeo juntas, cada uma segurando o respectivo documento de identificação. Como uma mora no Rio e a outra em Goiás, Rafaella desistiu de abrir a conta, mas ficou frustrada:

“Não imaginava que uma instituição internacional como a Binance tivesse esse tipo de problema, de não conseguir distinguir gêmeos. Se a minha irmã já tem conta e enviou a documentação dela, e estou enviando a minha, como seria possível sermos a mesma pessoa?”

Desbloqueio do iPhone

A raiz do problema é a mesma do que Rafaella considera uma falha na segurança de seu iPhone. Sua irmã consegue desbloqueá-lo com a biometria facial.

A biometria é um mapeamento de pontos, nesses casos, dos rostos de pessoas para a verificação de fotos e documentos, explicam especialistas em tecnologia, e é cada vez mais usada para validar identidades. Mas, para quem tem rostos idênticos, a outra pessoa pode ser um obstáculo. E não acontece só com gêmeos.

A depender da quantidade de pontos anotados, a biometria pode não diferenciar mãe e filha que tenham traços muito semelhantes. Já com os muitos pontos de uma biometria avançada, é possível mapear até o padrão de íris de uma pessoa, entre outras características, e distinguir gêmeos.

No entanto, o professor do Instituto de Computação da UFF Raphael Carlos Machado, que também é cientista-chefe na Clavis Segurança da Informação, considera que biometrias nunca serão exatas, já que um ângulo ou machucado na pele pode mudar a imagem capturada.

A margem de erro aceitável para identificar alguém vai, portanto, variar de acordo com a prioridade da empresa. Quando se trata de dinheiro, a tendência é de maior rigor. Provavelmente por isso a Binance restringe o acesso das gêmeas e a Apple libera, diz o especialista:

“Um sistema de celular vai ter uma margem de erro aceitável maior, em nome da usabilidade.”

Especialista em segurança de privacidade e pesquisadora-chefe da startup Unico, Yasodara Cordova avalia que, em instituições financeiras, é possível cruzar outros dados para evitar a perda de uma cliente como Rafaella: “Pode-se coletar os dados inclusive de onde elas usam os celulares e fazer uma consulta aos documentos oficiais, já que uma pessoa não tem dois CPFs, e duas pessoas não têm o mesmo CPF”.

Procuradas, Binance e Apple não quiseram comentar. Instituições financeiras que também usam biometria facial em suas plataformas, como C6 Bank, Nubank e Banco do Brasil, informaram que usam outros recursos para cruzar dados e validar identidades para abrir uma conta digital.

Em alguns casos, funcionários das instituições dão uma forcinha para as máquinas e fazem uma intervenção humana no processo digital. Também procurados, Itaú, Bradesco e Caixa não responderam.

 

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

Fátima Bernardes faz balanço ao fim do “The Voice Brasil”: “Me deu vontade de cantar”
Praias de nudismo em Santa Catarina: onde estão, como chegar e quais as regras para quem frequenta
https://www.osul.com.br/gemeos-tem-dificuldades-para-acessar-servicos-diante-da-incapacidade-de-sistemas-tecnologicos-de-distinguir-um-irmao-do-outro/ Gêmeos têm dificuldades para acessar serviços diante da incapacidade de sistemas tecnológicos de distinguir um irmão do outro 2023-12-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar