Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 31 de outubro de 2024
O Google anunciou, nessa quinta-feira (31), uma série de novidades em algumas plataformas da empresa. Novas funcionalidades estão chegando ao Google Maps, Google Earth e Waze, incluindo a integração dos serviços ao Gemini, a inteligência artificial (IA) generativa do Google. A partir de agora, usuários poderão fazer pesquisas sobre locais específicos ou pedir recomendações de lugares para visitar diretamente no Maps. Ou, ainda, reportar incidentes na pista pelo Waze via mensagens de voz.
A previsão é que os novos recursos fiquem disponíveis nos aplicativos para Android e iPhone (iOS) a partir desta semana, mas as novidades só devem chegar aos usuários brasileiros dentro dos próximos meses. A seguir, confira detalhes sobre as novas ferramentas e a previsão de lançamento de cada uma delas.
Integração do Gemini com o Google Maps
Com a integração do Gemini ao Google Maps, passa a ser possível pedir recomendações de locais para visitar diretamente pelo Maps. A novidade permite, por exemplo, que usuários busquem indicações do que fazer com amigos à noite e confiram sugestões de bares e restaurantes para conhecer. Além de fornecer uma lista com recomendações baseadas com base no contexto dos pedidos, a ferramenta também pode oferecer um resumo das avaliações de clientes mais pertinentes em relação às dúvidas dos usuários.
Ainda é possível fazer mais perguntas ao Gemini, para saber se o local é tranquilo ou movimentado, ou se dispõe de área ao ar livre, por exemplo. Todas as informações são baseadas nos dados sobre 250 milhões de lugares ao redor do mundo já disponibilizadas no Google Maps. O recurso será lançado ainda nesta semana nos Estados Unidos, mas ainda não há previsão de quando a novidade chegará ao Brasil.
Novidades de navegação no Maps e expansão da Visualização Imersiva
Além da integração do Gemini com o Maps, o aplicativo de mapas da big tech também vai receber uma atualização com novos recursos de navegação. Agora, os usuários poderão explorar o trajeto de uma viagem pela estrada, por exemplo, antes mesmo de sair de casa, checando pontos turísticos e paisagens pelo caminho. Para isso, basta clicar sobre a opção “adicionar paradas” após inserir as informações sobre a rota no mapa. A partir de então, será possível conferir atrações ou opções gastronômicas ao longo do trajeto.
Os mapas também trarão mais referências relevantes para motoristas, incluindo informações de faixas, placas de trânsito e faixas de pedestres na via, por exemplo. Além disso, usuários também poderão reportar condições climáticas adversas pelo app, como vias alagadas ou obstruídas.
O update também inclui mais orientações na chegada ao destino. Para evitar dúvidas na hora do desembarque, o Maps agora deixará o prédio ou casa de destino em destaque no mapa, com uma sinalização da entrada correta do local. Ainda será possível checar vagas de estacionamento próximas. Segundo informações do Google, essas novidades serão lançadas globalmente no Android e iPhone (iOS) na próxima semana.
Para completar, o Maps também está expandindo o recurso de Visualização Imersiva — função que usa IA para permitir que usuários vejam atrações turísticas, estádios, parques e rotas em 3D com maior imersão. O recurso para rotas está sendo ampliado, e deve ser liberado em mais 150 cidades globalmente.
Reporte de problemas por meio de voz no Waze
O Waze também ganhou integração com o Gemini, que vai ajudar a facilitar o reporte de problemas nas vias. Por meio do recurso de Reporte Conversacional, os motoristas poderão rapidamente relatar qualquer problema no trajeto, que será adicionado ao mapa em tempo real. Para usar o recurso, não é necessário enviar nenhum comando específico para a ferramenta, apenas apertar o botão dedicado no aplicativo e falar naturalmente, como se estivesse conversando com alguém.
Se necessário, o Waze poderá fazer mais perguntas ao motorista sobre o incidente para adicionar informações mais completas ao mapa e alertar outros motoristas sobre a situação. A novidade será lançada em modo beta para alguns usuários do Waze em inglês nesta semana, e deve ser ampliada para mais usuários e idiomas nos próximos meses.
Outras novidades com foco em desenvolvedores
O Google Maps também vai receber um novo recurso chamado “Grounding with Google Maps”, uma novidade que vai permitir que os desenvolvedores que possuem sites e apps com tecnologias de IA usem os dados disponíveis no aplicativo – principalmente as informações sobre estabelecimentos – para criar novas experiências para os usuários. Com o recurso, um desenvolvedor que trabalha em um site de aluguéis poderá fazer com que o chatbot da plataforma seja capaz de analisar locais próximos a um endereço para oferecer respostas mais completas e atualizadas para clientes, por exemplo. Assim, um usuário interessado em alugar uma casa poderia conferir mais informações sobre mercados e farmácias próximos antes de se mudar, por exemplo.
Outra novidade é a integração do Gemini com o Google Earth, o que, segundo a plataforma, poderá ajudar pesquisadores e planejadores urbanos a acessar informações mais densas sobre cidades em menor tempo. Em um exemplo, o Google descreve como uma pessoa que trabalha com planejamento urbano e gostaria de aumentar o número de carregadores de carros elétricos na cidade poderia usar a ferramenta: segundo a companhia, seria possível solicitar à tecnologia o mapeamento das localidades com o menor número de carregadores, diminuindo o tempo para a realização desse tipo de pesquisa se ela ocorresse de forma manual. É esperado que o recurso entre em fase de testes em novembro.