Sábado, 12 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política A presidente do PT Gleisi Hoffmann processa o Twitter após ter dados seus e de familiares vazados

Compartilhe esta notícia:

Aliados de Gleisi apostam na relação construída com o novo presidente da Câmara, Hugo Motta como um trunfo da nova ministra no cargo. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

A presidente do PT (Partido dos Trabalhadores), deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), processou o X (antigo Twitter) depois de ter seus dados pessoais vazados por um usuário da rede. A ação foi protocolada na 12ª Vara Cível de Brasília na segunda-feira (29).

Em nota, a assessoria de Gleisi disse que a ação pede a suspensão de um “perfil específico” da rede social. Pede ainda a retirada de duas publicações que direcionam os usuários a uma lista de dados da deputada e de seus familiares.

A petição apresentada pela defesa caracteriza o vazamento de dados como “violação de privacidade”. Além da ação, os advogados de Gleisi também avaliam outras medidas judiciais e extrajudiciais.

A presidente do PT é representada na ação pelos advogados Angelo Ferraro, Marina Paim e Gean Ferreira, todos da Ferraro, Rocha e Novaes Advogados.

“A deputada Gleisi Hoffmann ingressou neste fim de semana com uma ação cível, em Brasília, em face do Twitter Brasil, para que seja determinada judicialmente a suspensão de um perfil específico da rede social e a retirada de duas publicações que direcionam para uma lista de dados pessoais da deputada e seus familiares. A petição caracteriza o delito como violação de privacidade. Outras medidas judiciais e extrajudiciais estão sendo avaliadas”, diz a nota.

Corrupção

Gleisi disse que a ONG Transparência Internacional passou dos “limites” em seu relatório anual. O Brasil perdeu 2 pontos no IPC (Índice de Percepção da Corrupção) de 2023 e caiu 10 posições no ranking global divulgado nessa terça-feira (30), ficando na 104ª posição entre os 180 países listados.

Em uma análise publicada no site da Transparência Internacional, a organização diz que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “avançaram em processos que visam aumentar a legitimidade e independência do poder judiciário através da nomeação de pessoas de confiança”. A ONG classificou como “preocupante” e “polêmica” a decisão do petista de nomear seu ex-advogado Cristiano Zanin para o STF (Supremo Tribunal Federal).

“Acusar de retrocesso a indicação dos ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino ao STF, além da escolha de Paulo Gonet para a PGR [Procuradoria Geral da República], revela apenas a má vontade e a oposição política da ONG a Lula e ao PT”, declarou a presidente da sigla em seu perfil no X (ex-Twitter).

Gleisi questionou se a organização queria que o petista indicasse um “procurador-geral e ministros lavajatistas”.

Ela afirmou que “investigações sérias” revelaram que a ONG foi “cúmplice” do senador e ex-juiz da Lava-Jato Sérgio Moro (União Brasil-PR) e do ex-procurador e ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo) “na perseguição a Lula e ao PT”. Também acusou os dirigentes da ONG de se tornarem “sócios nas tentativas da dupla de se apropriar de recursos públicos ilegalmente, o que foi felizmente barrado pelo STF”.

“Expliquem antes quem financia vocês, abram suas contas, expliquem os negócios em que se envolveram com Moro e Dallagnol”, criticou Gleisi.

De acordo com a deputada, “poucos saíram tão desmoralizados das investigações sobre os crimes da Lava-Jato quanto a tal Transparência Internacional, que de transparente só tem o nome”.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Polícia Federal pede ao Supremo quebra de sigilo bancário do deputado federal André Janones
Relator libera ações que pedem cassação de Sérgio Moro para julgamento no Paraná
https://www.osul.com.br/gleisi-hoffmann-processa-o-twitter-apos-ter-dados-seus-e-de-familiares-vazados-por-perfil/ A presidente do PT Gleisi Hoffmann processa o Twitter após ter dados seus e de familiares vazados 2024-01-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar