Atualmente, Glen Powell estrela na Netflix a comédia romântica “Hit Man”, mas já ficou nu em um penhasco com Sydney Sweeney em “Todos Menos Você”, no Natal. E, em julho, ele estará fugindo de tornados de grande orçamento em “Twisters”.
Mesmo que o seu corpo padrão acione estereótipos, o ator de 35 anos fez um caminho muito diferente da trajetória conhecida de estrelas que se deram bem pela aparência. Isso o fez ver o mercado de forma de diferente, tornando-se um dos “queridinhos” dos produtores ao trabalhar nas obras desde a atuação até o roteiro e publicidade.
Ele lutou por anos para se estabelecer em Hollywood. Sua primeira agência o dispensou. “Sortudo por ser escalado como um corpo morto em um programa de crime”, Powell foi informado após a rescisão.
Os estúdios começaram a ver Powell como um sucessor de venda de ingressos para Tom Cruise e outras estrelas de ação veteranas (ou problemáticas), pois o ator mostrou ter uma mente afiada para os negócios e, pelo menos por enquanto, os dólares de bilheteria o motivam mais do que prêmios. Ele também adquiriu um pouco mais de robustez com a idade, tornando-se um protagonista mais crível.
“Para ter sucesso duradouro em Hollywood, você tem que fazer as pessoas ganharem dinheiro”, diz Powell. “Você tem que pensar: ‘Quem é o público para isso? Você está dando às pessoas um motivo para comprar ingressos?'” E se você não tiver uma resposta muito clara, siga em frente, não importa o quanto você ame o roteiro ou queira trabalhar com o diretor.
“Filmes pequenos e íntimos também estão no meu tabuleiro de bingo de coisas que quero fazer”, disse Powell. “Mas é aqui que acho que os atores que querem ser levados a sério erram. Se flagelar e mostrar o quanto está se torturando (para fazer o filme) pode fazer com que as pessoas muitas vezes não o assistam novamente.”
Contrariando as respostas padrões dos atores, ele passou a deixar clara a sua ambição pelas bilheterias. Um plano de carreira baseado em “deixar as coisas acontecerem”, como muitos artistas repetem, não está em sua fala.
“Se você quer essa carreira, parte do seu trabalho, uma parte importante, é fazer tudo o que puder para ajudar a vender seus filme”, disse ele. “Fazer publicidade importa. Você tem que dar às pessoas um motivo para se importarem.”
Marketing de sucesso
Além de atuar ao lado de Sweeney em “Todos Menos Você”, Powell trabalhou agressivamente no circuito de publicidade para apoiar o filme, resultando em uma campanha promocional que beirava a arte performática. O longa teve uma péssima abertura (US$ 6 milhões em três dias), mas acabou arrecadando incríveis US$ 220 milhões.
“Eu sei que é muito”, diz, falando sobre sua carga de trabalho. “Mas estou indo meio que a todo vapor agora por um motivo. Há um momento em Hollywood em que você tem capital político, e você tem que gastá-lo antes de perdê-lo.”
Powell se inscreveu para um número vertiginoso de projetos enquanto rejeitava outros — relutantemente, ele disse —, incluindo novos capítulos nas franquias “Jurassic Park” e Jason Bourne.
Sua lista de filmes inclui “Huntington”, um suspense dramático da A24, e “Monsanto”, um drama jurídico produzido por Adam McKay (“A Grande Aposta”). Powell também está pronto para estrelar um remake de “O Sobrevivente”, protagonizado por Arnold Schwarzenegger de 1987, e talvez em uma versão reformulada de “O Céu pode esperar”, comédia de troca de corpos de 1978 de Warren Beatty.
Seus trabalhos televisivos incluem uma série de “Butch Cassidy e Sundance Kid” para a Amazon — com ele no papel de Robert Redford — e “Chad Powers”, uma série cômica da Hulu sobre um jogador de futebol americano universitário.
Powell, é claro, também está pronto para engordar novamente a qualquer momento para “Top Gun 3”, depois de interpretar o piloto arrogante Hangman em “Top Gun: Maverick” colhendo vários elogios. E há mais : J.J. Abrams, que não dirige um filme desde 2019, tem um projeto secreto em andamento e Powell está em negociações para interpretar o protagonista.
“Acho que Glen está arranhando a superfície do que é capaz na tela”, Abrams disse recentemente ao “Hollywood Reporter”, acrescentando: “Não é apenas um ator, mas também um escritor e produtor legítimo.”
Powell ajudou a produzir e também a escrever o roteiro de “Hit Man” com Linklater. Eles basearam livremente o roteiro em um artigo do Texas Monthly de 2001 sobre um homem de maneiras suaves que trabalhava para a polícia de Houston como um assassino disfarçado.
Ao longo de uma década, mais de 60 pessoas o contrataram sem suspeitar; ele usava um gravador para reunir provas para usar contra eles no tribunal. O resultado é parte “Comédia maluca” e parte “Corpos Ardentes”, com um pouco do sabor de “Borat”. As críticas foram ótimas, provocando especulações antecipadas sobre prêmios.