Sexta-feira, 25 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Gol e Azul suspendem venda de passagens para Fernando de Noronha; pousos de aeronaves a jato estão proibidos

Compartilhe esta notícia:

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu pousos de aviões com motores a reação (turbojatos) na ilha, a partir de quarta-feira (12). (Foto: Agemar/Infraero/Reprodução)

Os moradores e turistas de Fernando de Noronha enfrentam problemas para confirmar viagens aéreas. As duas empresas que operam na ilha, Azul e Gol, suspenderam a vendas de passagens para o arquipélago. Nesta segunda (10), houve grandes filas nas sedes das duas companhias.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu pousos de aviões com motores a reação (turbojatos) na ilha, a partir desta quarta-feira (12).

Segundo a agência, a proibição foi determinada por causa de problemas identificados na pista de pouso de Noronha, que apresenta fissuras.

A decisão da Anac atingiu as duas empresas que operam na ilha. A Azul contava com quatro voos diários em aviões desse tipo e a Gol tinha a programação de uma aeronave por dia.

A Gol suspendeu a comercialização de passagens a partir da quarta-feira (12). A companhia divulgou uma nota e informou que a decisão da Anac “impacta as operações na ilha”.

“Com prioridade máxima, a companhia entrará em contato com os clientes e moradores da ilha, com passagens emitidas e com destino ou partida de Fernando de Noronha, para as tratativas de acomodação, crédito ou cancelamento, e coloca à disposição sua central de atendimento pelo 0300-115 212”, informou a Gol.

A Azul divulgou em Noronha uma nova malha aeroviária. Serão usados aviões ATR, liberados para operar na ilha, a partir de quarta.

Filas

Muitos moradores e turistas esperaram durante várias horas em uma fila na loja da Azul, na tentativa de comprar ou confirmar viagens. A taxista Gleide Rodrigues chegou ao aeroporto às 6h30min desta segunda. Ela queria comprar passagem para novembro.

“Passei cinco horas na fila e acabei de saber que as passagens para novembro só serão comercializadas pela Azul, na última semana outubro. Eu já havia comprado na Gol e recebi o crédito de volta, porque não há previsão de voo. Acho tudo muito bagunçado”, disse Gleide.

O empresário Avani Garcia, morador da ilha, esperava na fila para comprar passagens para a filha, que vai casar em Fernando de Noronha no dia 21 de outubro.

“A minha ficha é número 40 e estou no aguardo de atendimento. Eu já tinha comprado as passagens para o casamento da minha filha pela Gol. Infelizmente, a companhia nos abandonou. É uma falta de respeito com os moradores”, disse Avani.

A auxiliar administrativo Keila Vejan, turista de São Paulo, também enfrentou a fila para tentar comprar a passagem de volta, que estava marcada para sábado (15) pela Gol e foi cancelada.

“Quando cheguei aqui, começou a confusão de voo. É o quarto dia que venho ao aeroporto para tentar resolver. A alternativa que a Gol me deu foi retornar na terça (11). Parece que o problema da pista só começa na quarta. Se eu não aceitar, vou ter que me virar e voltar a nado, porque não tem vaga na Azul. Eu preciso voltar para trabalhar. É um descaso”, declarou Keila.

No final da manhã desta segunda, a empresa Azul também suspendeu a venda de passagens para voos com decolagem a partir de quarta.

Segundo a gerência da companhia, a venda dos bilhetes foi suspensa até que seja regularizada a situação de passageiros que já adquiriam as passagens.

Antes da proibição da Anac, as quatro aeronaves programadas tinham disponibilidade para atender um total de 472 pessoas. Com os cinco aviões tipo ATR, é possível transportar 350 passageiros.

Mesmo sem a venda antecipada de passagens, a gerência local informou que as pessoas podem se dirigir ao aeroporto. Caso haja disponibilidade nas aeronaves, os embarques serão autorizados.

Os moradores criaram uma petição na internet e cobraram alternativas para os problemas causados para as restrições dos voos para a ilha.

A petição lembra que Fernando de Noronha ficou fechada para o turismo, em 2020, por causa da pandemia da Covid-19.

A Administração de Fernando de Noronha divulgou uma nota sobre o problema no aeroporto e afirmou que está em contato com a empresa que administra o terminal.

“A Administração da Ilha está em constante entendimento com a Secretaria de Infraestrutura e com a concessionária do aeroporto, DIX, prestando todo apoio necessário no sentido de garantir a manutenção das operações aéreas na ilha, enquanto a obra de requalificação da pista do aeroporto é realizada”, informou a nota. As informações são do portal de notícias G1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Começa julgamento da Air France e Airbus sobre o acidente com o voo AF447 que ia do Rio a Paris em 2009
Clientes reclamam de instabilidade no aplicativo da Caixa: “Pix não funciona”
https://www.osul.com.br/gol-e-azul-suspendem-venda-de-passagens-para-fernando-de-noronha-pousos-de-aeronaves-a-jato-estao-proibidos/ Gol e Azul suspendem venda de passagens para Fernando de Noronha; pousos de aeronaves a jato estão proibidos 2022-10-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar