A Gol Linhas Aéreas Inteligentes inova mais uma vez e apresenta a primeira exposição de arte a bordo do mundo. O projeto, intitulado “Gol Mostra Brasil”, é inédito e foi desenvolvido pela empresa para propor conversas sobre aspectos positivos do País aos mais de 35 milhões de clientes transportados por ano. Em cada uma das 116 aeronaves em operação da companhia serão expostas, semestralmente, fotografias distintas de profissionais nacionais e estrangeiros que retratam o “Brasil que dá certo” por meio de paisagens naturais, o povo, a cultura de cada região, entre outros temas relacionados ao País.
O primeiro ciclo da mostra contará com a participação do renomado fotógrafo brasileiro Cássio Vasconcellos. O artista, também piloto, é reconhecido por suas imagens aéreas que retratam paisagens brasileiras. Para o projeto, ele apresenta obras que discutem as diferentes geometrias dos espaços físicos brasileiros e suas diferentes paisagens.
“É por meio de iniciativas desse tipo que queremos tornar as viagens dos nossos clientes ainda mais memoráveis”, afirma Maurício Parise, diretor de Marketing da empresa. “A Gol é hoje a maior companhia aérea brasileira. Transportamos milhões de clientes todos os anos e esta liderança acarreta uma grande responsabilidade da nossa parte. Pensando nisso, criamos esta exposição: para mostrar o Brasil que dá certo tanto para os brasileiros quanto para os viajantes de outros países”, finaliza.
“Este projeto é fantástico, pois traz arte e cultura para o interior dos aviões, possibilitando que milhões de pessoas tenham acesso a imagens que, normalmente, são expostas apenas em museus ou galerias”, comenta o fotógrafo Cássio Vasconcellos. “E por que não, por meio destas imagens, também inspirar e ensinar as pessoas a admirarem as belezas e curiosidades do nosso País? É simples! Olhem pela janela dos aviões e aproveitem este imenso privilégio que é voar pelo Brasil”, sugere.
Para as próximas edições, a exposição apresentará outros artistas renomados e também novos talentos, levando arte para todos, desde os profundos conhecedores até clientes de primeira viagem que vivem distantes dos grandes polos culturais. Após cada exposição, uma das obras exibidas será doada para o acervo do Instituto Gol.