Quarta-feira, 13 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 13 de janeiro de 2024
O Google anunciou na quinta-feira (11) que irá remover 17 recursos do Google Assistente a partir de 26 de janeiro. Segundo a empresa, as mudanças buscam facilitar o uso da assistente de voz em diversos dispositivos e focar nas melhorias de recursos mais usados. Usuários que tentarem acessar as funções descontinuadas receberão um aviso na tela a partir da data anunciada. A previsão é de que todos os recursos sejam retirados definidamente até 26 de fevereiro. A seguir, confira a quais funções serão removidas do Google Assistente.
O Assistente do Google não terá mais integração com o app Calm e com os dispositivos Fitbit Sense e Versa 3. Além disso, não será mais possível pedir um resumo do seu sono e fazer pagamento, reservas ou postar nas redes sociais usando comando de voz. A notícia chega cerca de um dia após o Google anunciar a demissão de quase mil funcionários, parte desse grupo atuava no Google Assistente. Os recursos descontinuados afetarão smartphones, smartwatch e alto-falantes/telas inteligentes. Apesar disso, a empresa divulgou algumas soluções de comandos que se parecem com as funções retiradas.
Confira os recursos que serão retirados do Google Assistente:
* Não será mais possível reproduzir e controlar audiolivros no Google Play Livros a partir de comandos de voz. No entanto, o usuário consegue ainda transmitir audiolivros do seu smartphone.
* Outro recurso que será descontinuado em breve é a ferramenta para definir ou usar alarmes de mídia, alarmes musicais ou alarmes de rádio em aparelhos compatíveis com o Google Assistente. Porém, ainda será possível criar uma rotina personalizada ou usar um alarme padrão.
* O acesso ou gerenciamento do livro de receitas do usuário, a transferência de receitas de um dispositivo para outro e a reprodução de vídeos de receitas não estarão disponíveis em breve no Assistente. Porém, a empresa reitera de que é possível pesquisar receitas na internet e no YouTube por comando de voz.
* O recurso para gerenciar um cronômetro em dispositivos Inteligentes/Alto-falantes também será retirado em breve. Mas o Google permite definir temporizadores e alarmes por comando de voz.
* Outra função que será retirada do Google Assistente é ligar para um aparelho ou enviar uma mensagem de voz para quem faz parte do seu grupo familiar do Google por comando de voz. Porém, o usuário ainda pode realizar comandos de voz para dispositivos da própria asa.
* Não será mais possível enviar um e-mail, mensagem de vídeo ou áudio usando a voz. Mas o usuário pode realizar chamadas e mandar mensagens de texto no Google Assistente.
* O recurso de reagendar eventos no Google Agenda com sua voz não estará mais disponível. O usuário continuará podendo agendar um novo evento por comando de voz.
* Não será mais possível ler, enviar mensagens, fazer chamadas e controlar mídias com o Launcher no modo de direção do assistente no Google Maps. Porém, o recurso de comando de voz no Google Maps continuará funcionando.
* Após as mudanças, o usuário não conseguirá agendar ou ouvir anúncios previamente agendados com seu grupo familiar do Google. No entanto, a empresa afirma que o usuário pode criar uma rotina personalizada com ações semelhantes.
* A função para usar a voz para pedir para meditar com o aplicativo Calm será retirada do Assistente. Porém, o usuário poderá pedir para a assistente reproduzir vídeos de medição no YouTube.
* A integração do Google Assistente com os smartwatches Fitbit Sense e Versa 3 será retirada e, portanto, não será mais possível controlar o relógio por comando de voz para iniciar, parar, pausar e retomar atividades. O recurso ainda funcionará em smartwatches Pixel.
* Não será mais possível pedir para o Google Assistente fazer um resumo do seu sono. Porém, o usuário consegue solicitar detalhes do sono por comandos de voz em relógios inteligentes de terceiros.
* As chamadas realizadas usando dispositivos inteligentes e alto-falantes não serão exibidas no identificador de chamadas.
* O recurso para visualizar a estimativa de tempo para ir até o trabalho em dispositivos inteligentes será retirada do Assistente. Porém, ainda será possível solicitar horários de descolamento e receber instruções por comando de voz.
* A função para conferir o trajeto de viagens pessoais usando a voz também será descontinuada. No entanto, usuários podem pedir pelo status do voo.
* Não será mais possível solicitar informações dos contatos por comando de voz. Mas a função de realizar ligações para os contatos continuará disponível.
* Algumas ações, como fazer pagamento, reserva ou postar nas redes sociais não poderão ser mais feitas usando a voz. Mas ainda será possível pedir ao Google para abrir os aplicativos instalados.
O Google aproveitou a oportunidade para anunciar algumas mudanças no Google App. Ao tocar no ícone de microfone serão exibidos resultados de pesquisa da sua busca. Sendo assim, o microfone não poderá mais ser usado para realizar comandos como “acenda as luzes” ou “envie uma mensagem”. Além da forma atual de ativar o assistente acionando o comando “Ok Google”, agora também será possível ativar a Assistente ao pressionar o botão inicial ou liga/desliga em alguns aparelhos Android.