Sabe aquela conta do Google que você não acessa há muito tempo? É bom conferir se não tem nada de importante por lá. A empresa começa nesta sexta-feira (1º) a excluir contas inativas há dois anos, conforme anunciado em maio. O objetivo da medida é aumentar a segurança dos usuários e protegê-los de ameaças, como spam, phishing e hacking. Inicialmente, a ação vai eliminar as contas que foram criadas, mas nunca foram usadas.
A medida abrange não apenas os perfis. Ela inclui e-mails, perfil do Google, conteúdo de Gmail, Docs, Drive, Meet e Agenda, e também informações de YouTube e do Google Fotos. Segundo a empresa, os diferentes produtos tinham seus próprios prazos e políticas de como lidar com contas inativas. O Gmail e o Fotos, por exemplo, já definiam dois anos como prazo. Com a mudança, isso passa a ser unificado.
De acordo com a empresa, as exclusões serão gradativas ao longo do mês de dezembro, começando com perfis que foram criados e nunca mais usados. Ao desativar uma conta, não apenas o perfil em si é afetado, mas o endereço de e-mail também fica indisponível.
Além disso, todos os arquivos dos apps do WorkSpace, como Drive e Gmail, e as imagens armazenadas no Google Fotos serão permanentemente apagadas. A única exceção são as contas do YouTube logadas com o perfil do Google.
Conta inativa
Segundo a Política de Contas do Google, uma conta é considerada inativa caso não tenha sido utilizada nos últimos dois anos. No entanto, essa política se aplica somente às contas pessoais, ou seja, contas de instituições de ensino, empresas ou outras organizações não serão excluídas. Vale ressaltar que, antes de remover uma conta inativa, o Google vai enviar diversas notificações por e-mail — tanto para a conta do Google quanto para o e-mail de recuperação — para alertar o usuário sobre a exclusão.
O que fazer
Para evitar a exclusão automática, os usuários são incentivados a conectar-se regularmente às suas contas, principalmente porque o Google enviou um alerta a essas contas inativas indicando que elas serão excluídas se continuarem sem atividade.
Para conferir se sua conta será apagada, basta acessar o site accounts.google.com, fazer login com seu nome de usuário e senha e procurar por aviso na caixa de entrada do Gmail.
Como as contas serão apagadas se estiverem inativas, para não perder o perfil basta interagir com ela. Realizar atividades em serviços associados, como a criação de documentos no Drive, o envio de e-mails ou a participação em chamadas de vídeo no Meet, demonstra atividade e evita a exclusão.
A Google vem tomando atitudes para apagar dados dos usuários. O Google Drive, por exemplo, passou a limpar a lixeira automaticamente. Já o Fotos acabou com o armazenamento ilimitado em 2021.