O Google Lens é uma ferramenta gratuita que permite pesquisar o que se vê, usando uma foto, a sua câmara ou praticamente qualquer imagem. Ele lê imagens, números e palavras, e realiza procedimentos com eles, seja no PC ou no celular. Está disponível para iPhones e celulares Android e, mesmo tendo sido lançado em 2017, ainda há muita gente que não conhece o aplicativo e, principalmente, não o utiliza no dia a dia.
Para usar, abra o aplicativo do Google Lens em seu smartphone. Na tela inicial do Lens, você pode fazer a busca por dois métodos: usando a câmera do seu celular para registrar uma imagem, ou utilizar uma armazenada na sua biblioteca. Na prática, basta fotografar o objeto ou o local pelo aplicativo e você verá as informações sobre o que foi registrado, de forma simples e imediata.
Ele utiliza uma tecnologia avançada para reconhecer os elementos de uma foto e fazer buscas relacionadas a ela, como lugares, preços de itens, e até mesmo operações matemáticas.
Com o filtro “Pesquisa”, você direciona a tela do celular para o item que pretende explorar. Feito isso, o Google irá mostrar vários itens semelhantes ao que foi identificado, seja um animal, uma planta ou até um objeto qualquer. Caso queira aprofundar a sua consulta, é só tocar em “Pesquisar” para abrir a página de busca do Google.
Outros recursos úteis:
– Reconhecer marcas, embalagens de produtos e pontos de referência;
– Obter informações de empresas, como o telefone, endereço ou site;
– Identificar objetos e lugares;
– Comparar preços entre produtos;
– Achar onde o produto ou serviço pode ser encontrado;
– Traduzir textos por meio do Google Tradutor;
– Reconhecer texto em imagens;
– Reconhecer locais e pontos turísticos;
– Ler códigos de barras e QR;
– Encontrar ofertas de um mesmo produto.
De acordo com o usuário Cleberson Rosa FigueiredoMantenho, o aplicativo é útil e eficaz, tanto para traduzir quanto para pesquisar rapidamente algum assunto apenas pela imagem. “Continuo usando nas mais diversas situações do dia a dia. A interface é limpa, as funções são bem práticas e a resposta do app é o que mais me chama a atenção, por ser bem ágil nos filtros de pesquisa”, comenta.
Já para Guilherme Oliveira, poderiam adicionar a função: tradução em tempo real com o modo tela dividida. “Seria surreal o que poderíamos fazer com essa função. Traduzir páginas de livros rapidamente, ler webtoons que só tem versões em inglês ou chinês, entre muitas outras coisas”, sugeriu.