Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 22 de outubro de 2020
O Google Play Music está chegando ao seu fim. A partir deste mês de outubro, o aplicativo de música do Google começará a ser encerrado para todos os seus usuários. A empresa confirmou o fim do app em agosto: o serviço será migrado para o YouTube Music.
Alguns usuários já começaram a relatar que não é mais possível acessar a biblioteca de música no aplicativo. Na transição, planejada pelo Google para acontecer até o dezembro deste ano, será possível transferir todo o acervo do app para o YouTube Music ou baixar o conteúdo no celular ou computador até o final de 2020 – depois disso, todos os arquivos serão deletados.
Para as assinaturas pagas do Google Play Music, que ficou no ar por nove anos, o encerramento da mensalidade também será feito em outubro, com prazo até dezembro para gerenciar os conteúdos de música. O Google Play Music também já está exibindo um banner em seu app, avisando os usuários que o serviço não estará mais disponível.
Saiba como transferir músicas do Google Play Music para o YouTube Music:
1. Com o app instalado no celular, acesse as configurações e encontre a opção “Transferir do Google Play Music”. Quando você clicar, a transferência de dados será feita automaticamente e será possível acessar toda a sua biblioteca antiga no novo aplicativo.
2. Pelo próprio aplicativo ou site do Google Play Music, clique em “Mudar para o YouTube Music” e vincule a sua conta, ou em “Fazer o download da sua biblioteca de música” para transferir para o computador.
3. Pelo Google Takeout, selecione o app do Google Play Music, depois selecione a forma de envio e o destino dos arquivos.
Chart por país
Outra novidade que chegou à plataforma de streaming de música é a seção YouTube Charts, que mostra as músicas mais populares em 57 países. É possível saber quais músicas são as mais tocadas na Austrália, em Israel ou na Sérvia – antes, as músicas mais populares apareciam em conjunto, em um único Top 100.
O YouTube Music está incorporando aos poucos as funcionalidades do finado serviço de streaming. Alguns recursos já estão disponíveis, como a possibilidade de pedir ao Assistente do Google que toque listas de reprodução pessoais ou a visualização de letras de música na web. Já é possível também integrar o serviço à Android TV.