Ícone do site Jornal O Sul

O Google revela o Hangouts Meet, um dispositivo exclusivo para conferências de vídeo

O Hangouts Meet possui uma sensível ao toque dedicada para videoconferência. (Foto: Reprodução)

A Google sempre teve alguma dificuldade em manter um aplicativo de mensagens por certo tempo no mercado. No início, seu aplicativo de mensagens era o Gtalk, que logo foi posto de lado em detrimento do Hangouts. Mais recentemente a empresa teve a ideia de separar áudio e texto, e lançou dois aplicativos diferentes para cada tarefa: o Duo e o Allo, respectivamente.

Porém engana-se quem acha que o Hangouts foi esquecido. A Google designou o velho conhecido a ser uma alternativa voltada ao mercado corporativo e o relançou no início deste ano com foco em equipes colaborativas. Agora, para mostrar que realmente continua investindo no aplicativo, a companhia lançou um hardware dedicado para ele, o Hangouts Meet.

A ideia nem é tão nova assim, afinal a Asus já desenvolveu o Chromebox for Meetings que rodava o Chrome OS e dispunha de uma série de periféricos, para usar o aplicativo web “Meets by Hangouts” com a mesma finalidade.

A diferença, neste caso, é que o Hangouts Meet possui uma tele sensível ao toque dedicada para videoconferência e que permite acessar todas as informações de reuniões agendadas e controlar as configurações de câmera, por exemplo. O aparelho também possui saída HDMI, permitindo a conexão com notebooks ou outros dispositivos para realizar apresentações.

O sistema de microfones e alto-falantes foi inteiramente desenvolvido para proporcionar, segundo a Google, um “áudio nítido e claro”, eliminando o ruído de fundo e os ecos. A câmera 4K tem um campo de visão de 120 graus e possui suporte a machine learning, o que significa que ela é capaz de detectar e identificar as pessoas que aparecem na chamada, tanto como realizar cortes e zoom na imagem. O Hangouts Meet é suportado pelo Chromebox da Asus.

Além deste hardware, a Google adicionou ao serviço web do Hangouts a possibilidade de registrar e salvar reuniões para que outras pessoas da organização tenham acesso a este material.

O Hangouts Meet custa 1.149 dólares e está disponível em mercados selecionados desde o dia primeiro deste mês.

Ligações sem conexão

Disponível para usuários da G Suite Enterprise, a partir de agora o Hangouts Meet também faz ligações internacionais mesmo que o usuário esteja sem uma conexão de dados ativa em seu dispositivo.

A novidade está chegando a vários países, incluindo o Brasil, além da Austrália, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Polônia, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. Mais informações sobre o novo recurso do Hangouts Meet podem ser encontradas na página de suporte da Google.

Sair da versão mobile