Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Govenador Ronaldo Caiado ataca proposta de emenda à Constituição da Segurança e Lula ironiza: “Único Estado que não tem problemas é Goiás”

Compartilhe esta notícia:

Cabe recurso da decisão. Documento também determinou que eles fiquem inelegíveis por oito anos. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou, em uma reunião com governadores em Brasília, uma fala do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), durante o encontro.

A reunião foi chamada por Lula para discutir uma proposta de emenda à Constituição (PEC) elaborada pelo governo com o objetivo de aprimorar políticas públicas e ação das polícias em todo o País.

Em determinado momento do encontro, Caiado disse que teme uma eventual perda de prerrogativas das forças de segurança estaduais. Isso porque a PEC prevê dar mais poderes para a Polícia Federal (PF) e também criar uma nova polícia ostensiva, como a polícia militar, mas sob a alçada da União.

“Inadmissível qualquer invasão nas posições que os estados têm em termos de poder da sua polícia civil, militar e penal, que realmente são as estruturas que sustentam a segurança nesse país, com total parceria com a PF e a PRF”, afirmou o governador de Goiás.

Ele também argumentou que Goiás não tinha problemas de segurança na mesma proporção que outros Estados do País.

Mais tarde, na réplica, Lula disse:

“O dado concreto é que é uma situação muito complicada no Brasil inteiro. Eu tive a oportunidade de conhecer hoje o único Estado que não tem problema de segurança, que é o Estado de Goiás. Que eu peço pro Lewandowski [ministro da Justiça] ir lá levantar, que pode ser referência para os outros governadores. Em vez de eu ter chamado, era o Caiado que tinha que ter chamado a reunião para orientar como é que se comporta, para gente acabar com o problema da segurança em cada Estado”, afirmou o presidente.

Após a fala do presidente, em conversa com jornalistas, Caiado foi questionado sobre a ironia do presidente:

“Não é um assunto para ser discutido nesse nível. Não cabe ironia”, completou.

“Bancada da bala”

A direção da Frente Parlamentar de Segurança Pública, mais conhecida como “bancada da bala”, criticou, nessa sexta (1º), a PEC proposta pelo governo Lula para conferir mais poderes à União de conduzir a política de segurança no País.

Segundo o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF), presidente da Frente, a medida representa um “verdadeiro golpe federativo nas entrelinhas” e será rejeitada pelo Congresso Nacional. O colegiado é formado por 292 parlamentares, sendo a maioria de oposição ao governo.

A PEC amplia as prerrogativas da União na área de segurança – aumenta as competências de investigação da Polícia Federal contra milícias, organizações criminosas e áreas de preservação ambiental; cria a Polícia Ostensiva Federal a partir da estrutura da Polícia Rodoviária Federal, que hoje só atua em rodovias; e constitucionaliza o Sistema Único de Segurança (SUSP), conferindo a um conselho nacional a elaboração de um plano com “diretrizes com observância obrigatória” aos entes federados.

Para Fraga, a medida cria uma “verdadeira guarda nacional” e permite à Polícia Federal “se impor sobre as polícias civis em algumas matérias”.

“Em resumo, propõe-se aumento de poderes à União, tomando para si a elaboração de uma política nacional e a coordenação de todo o sistema, mas remetendo os custos para os Estados e ao DF, pois o fundo a ser criado atenderá somente aquilo que o Poder Executivo estabelecer”, diz a

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Cargos, vaga no Tribunal de Contas da União e anistia: o que promete Hugo Motta em troca de votos para ser presidente da Câmara dos Deputados
Lula apresenta PEC da Segurança Pública, mas governadores cobram outras ações no combate ao crime
https://www.osul.com.br/govenador-ronaldo-caiado-ataca-proposta-de-emenda-a-constituicao-da-seguranca-e-lula-ironiza-unico-estado-que-nao-tem-problemas-e-goias/ Govenador Ronaldo Caiado ataca proposta de emenda à Constituição da Segurança e Lula ironiza: “Único Estado que não tem problemas é Goiás” 2024-11-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar