Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de agosto de 2024
Walz foi o escolhido pela democrata. Ele tem 60 anos, é um ex-membro da Guarda Nacional do Exército dos EUA e ex-professor
Foto: DivulgaçãoA vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, escolheu o governador de Minnesota, Tim Walz, para ser o vice de sua chapa presidencial nas eleições dos EUA. Walz venceu a disputa contra o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, pela indicação e a escolha foi anunciada pela própria candidata na manhã desta terça-feira (06).
O democrata já participará de um comício eleitoral com Kamala na Filadélfia mais tarde. Tim Walz tem 60 anos, é um ex-membro da Guarda Nacional do Exército dos EUA e ex-professor. Ele provou ter apelo junto aos eleitores rurais e brancos.
A formalização da chapa Harris-Walz deve acontecer até esta quarta-feira (07), antes da convenção do partido, que será realizada em Chicago entre 19 a 22 de agosto. Esse adiantamento acontece porque o dia 7 é o prazo final para garantir que os candidatos apareçam na cédula do estado de Ohio, explicaram autoridades democratas à AP.
Quem é Tim Walz
Tim Walz tem 60 anos, é um ex-membro da Guarda Nacional do Exército dos EUA e ex-professor que aumentou seu perfil nas últimas semanas como um defensor eficaz de Harris. Ele tem atacado Trump e Vance como “estranhos,” um insulto viral que a campanha de Harris adotou.
Ex-membro do Congresso por um distrito de tendência republicana, Walz provou ter apelo junto aos eleitores rurais e brancos, embora também tenha defendido políticas progressistas como governador, como refeições escolares gratuitas, expansão da licença remunerada para trabalhadores, metas para enfrentar as mudanças climáticas e cortes de impostos para a classe média.
Walz defende os direitos reprodutivos das mulheres, mas também demonstrou uma inclinação conservadora ao representar um distrito rural na Câmara dos EUA, defendendo interesses agrícolas e apoiando o direito às armas. Embora Minnesota seja um estado solidamente democrata, está próximo de Wisconsin e Michigan, dois estados fundamentais na disputa eleitoral.
A campanha de Harris espera que a longa carreira de Walz na Guarda Nacional, somada a uma carreira de sucesso como treinador de futebol americano no ensino médio e seus vídeos de piadas sobre pais, atraiam eleitores que ainda não estão comprometidos com um segundo mandato de Trump na Casa Branca.
Membro popular do Congresso, ele supostamente teve o apoio da poderosa ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi, que foi fundamental para persuadir Biden a deixar a corrida.
Recentemente, em uma entrevista à MSNBC, Walz atacou o candidato republicano, Donald Trump, e seu vice, J.D Vance: “Eles continuam falando sobre a classe média. Um cara do ramo imobiliário, um barão ladrão, e um capitalista de risco tentando nos dizer que entendem quem somos? Eles não sabem quem somos”.