O governador José Ivo Sartori coordenou reunião com a cúpula da Segurança Pública, formada por Brigada Militar, Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Instituto-Geral de Perícias (IGP), nesta quarta-feira (3), no Palácio Piratini.
No encontro, o governador tratou de providências para garantir a proteção da sociedade durante as manifestações programadas para esta quinta-feira (4).
Sartori disse que as paralisações não devem afetar os serviços essenciais e nem causar pânico à população. Orientou que as pessoas saiam normalmente às ruas e reiterou que os servidores que desrespeitarem normas civis e militares serão responsabilizados. “Confio na responsabilidade dos policiais na proteção dos 11 milhões de gaúchos”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini.
Em nota divulgada nessa terça-feira (2), o governo havia afirmado que a sociedade não pode ser prejudicada. “Qualquer radicalização é inoportuna diante do interesse público, especialmente dos trabalhadores mais humildes. O Brasil já soma quase 12 milhões de desempregados”, informou a nota.
Estiveram presentes o vice-governador José Paulo Cairoli, os secretários Márcio Biolchi (Casa Civil), Carlos Búrigo (Geral de Governo), Maria Helena Sartori (Gabinete de Políticas Sociais), Cleber Benvegnú (Comunicação) e o procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel.