Ícone do site Jornal O Sul

Governador gaúcho volta a cobrar da Anatel a implantação de sistema para emitir alertas por celular à população

Ferramenta "tranca" a tele do telefone até que o destinatário confirme a leitura do aviso. (Foto: EBC)

Durante reunião nessa sexta-feira (24) com a direção da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o governador gaúcho Eduardo Leite voltou a pedir que seja implementada no Rio Grande do Sul a ferramenta “cell broadcast”. Trata-se de uma nova tecnologia de envio de alertas preventivos à população, por meio de telefone celular, sobre desastres naturais e outras emergências.

“Estamos cobrando esse sistema da Anatel, que havia prometido a implementação para dezembro do ano passado”, explicou o governador. “Essa é uma solução que faz aparecer na tela o alerta de inundação, vendaval ou qualquer outro tipo de situação que exija a atenção das pessoas.”

O encontro foi realizado no Centro Administrativo de Contingência (CAC) e contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza e secretários estaduais, bem como do coordenador da Defesa Civil Estadual, Luciano Boeira. Já o superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Borges, interagiu de forma on-line.

Com a nova ferramenta, o envio das mensagens não ocorre por mensagens do tipo SMS ou pelo aplicativo whatsapp. A funcionalidade consiste em um pop-up (janela virtual, similar aos anúncios que aparecem ao se acessar determinado site na internet) que bloqueia a tela do celular de quem está em área de risco.

Por meio do “cell broadcast”, os usuários do serviço vão receber mensagens de texto que ficarão sobrepostas ao conteúdo que eventualmente esteja sendo acessado no celular.

Conforme o tipo de emergência, poderão ser disparados avisos com sinais sonoros e vibrações, mesmo que o celular esteja no modo silencioso. Os avisos “pulam” na tela e travam os smartphones, exigindo que o usuário confirme a visualização do alerta para cessar a notificação. Além disso, não há necessidade de cadastro prévio de usuários, nem indicação de um CEP de interesse, por exemplo.

Fase de testes

Durante a reunião, Borges garantiu que o sistema já está tecnicamente pronto, faltando apenas o treinamento das defesas civis estaduais e da população, para que seja colocado em funcionamento:

“O sistema foi finalizado e já testamos. Agora, é necessário fazer os treinamentos e os testes demonstrativos para que a população entenda como vai funcionar. Planejamos fazer em breve o lançamento em alguns municípios do projeto-piloto”.

Eduardo Leite, por sua vez, frisou: “Nossa Defesa Civil está pronta para entrar em ação com esse novo sistema. Assim, poderemos avisar de forma ainda mais eficiente a população gaúcha em situações extremas como as que temos vivenciado. O objetivo é proteger as pessoas”.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile