A contradição tem sido mencionada pelo presidente Jair Bolsonaro, e não custa explicar. Governadores e prefeitos repetem agora, à exaustão, o discurso de que pretendem comprar vacinas diretamente dos fornecedores, para acelerar a imunização da população. Porém encontram uma dificuldade, a mesma que o Governo Federal encontrou: não há maior oferta de vacinas hoje entre as grandes farmacêuticas. Mesmo assim, consórcios de governadores e prefeitos tentam articular com representantes comerciais, negócios bilionários. Os valores seriam pagos pelo Governo Federal.
Comprar vacina? Mas não aplicam as doses recebidas
O curioso é que esta movimentação para realizar negócios bilionários com a aquisição de vacinas, acontece no mesmo instante em que estes mesmos governadores e prefeitos ainda não conseguiram aplicar na população dos seus estados e cidades, 21 milhões de vacinas, das quase 48 milhões enviadas pelo Governo Federal. (dados deste domingo dia 11 à noite, no Portal do Ministério da Saúde ).
Carla Zambeli: “Alguns prefeitos e governadores estão criando o caos”.
A deputada federal Carla Zambeli (SP) identifica na ação coordenada por alguns governadores e prefeitos, um movimento com nítido propósito eleitoral, de enfraquecer o Governo Federal,e viabilizar um outro projeto para a eleição de 2022 usando a pandemia:
– Alguns prefeitos e governadores estão destruindo a Economia, criando o caos. O objetivo final parece ser o Poder para os corruptos e socialistas. Tiveram um ano para fortalecer o Sistema de Saúde e fizeram o inverso. Alguém ainda acredita que esses lockdowns são pela Saúde do povo?
Omar Terra: Medidas restritivas não impediram contágio gigantesco no RS
A sequência de abre e fecha que acontece há um ano no Rio Grande do Sul, nunca representou queda no número de mortes por Covid, avalia o deputado federal e médico Osmar Terra:
– As medidas restritivas, “fique em casa”, bandeiras pretas e lockdown, não impediram no Rio Grande do Sul um contágio gigantesco do coronavirus. Bateu o recorde semanal de mortes no Brasil. Fosse um país o RS, com 1920 mortes/milhão, estaria hoje entre os 5 com maior mortalidade no mundo”
Bolsonaro conversa com senador: “Tem que colocar em pauta o impeachment de ministros do STF”
Conversa entre o presidente da Jair Bolsonaro e o senador Jorge Kajuru sábado (10) à noite:
“Tem que pressionar o Supremo para colocar em pauta o impeachment de [ministros do STF]” — disse Bolsonaro. “E o que eu fiz? O senhor não viu?” — respondeu Kajuru. “Você fez [pedido] para investigar quem?” — indagou o presidente. “Eu fiz [pedido] para investigar o Alexandre de Moraes. Eu tenho que começar pelo Alexandre de Moraes, porque o [pedido] do Alexandre de Moraes já está engavetado pelo Pacheco. Só falta ele liberar” — respondeu o senador.
O presidente parabenizou a iniciativa do senador de pressionar o Supremo a liberar o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes. “Você pressionou o Supremo, né? […] Parabéns a você (Kajuru)” — disse Bolsonaro.
Placar da vacina
O vacinometro do Ministério da Saúde apresentava, ontem à noite (11), estes números: no País, 47,497 milhões distribuídas e 26,669 milhões aplicadas por governadores e prefeitos.
No Rio Grande do Sul, das 3,145 milhões de vacinas recebidas, 2,104 milhões foram aplicadas. O equivalente a 66,9%.