Ícone do site Jornal O Sul

Governo arrecada 17 bilhões de reais com leilão de 29 hidrelétricas

"Foi um sucesso pleno, porque [...] conseguir fazer esse leilão e arrematar todos os lotes é de extrema importância”, disse José Jurhosa Junior, diretor da Aneel. (Foto: Reprodução)

O governo federal leiloou nessa quarta-feira 29 usinas hidrelétricas em operação no País, cujos contratos de concessão já venceram ou estão próximos de vencer. Embora o leilão tenha sido marcado por baixa disputa e interesse de poucas empresas, atendeu o objetivo do governo de conseguir uma arrecadação extra de 17 bilhões de reais, em bonificações de outorga (valor pago pelas empresas pela concessão). O deságio médio da remuneração a ser paga para as concessionárias ficou em apenas 0,32%.

Necessitando de recursos para fechar as cotas, o governo federal contava com o sucesso do leilão para evitar um rombo ainda maior nas contas públicas em 2015. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que a data de assinatura dos contratos de concessão está marcada para o dia 30 de dezembro. Na ocasião, as empresas vencedoras terão que pagar 65% do valor de outorga, ou o equivalente a 11 bilhões de reais. O restante deve ser pago em até 180 dias após a assinatura.

“Foi um sucesso pleno, porque dado o momento em que se encontra a economia, conseguir fazer esse leilão e arrematar todos os lotes é de extrema importância”, disse José Jurhosa Junior, diretor da Aneel. Apesar do prazo apertado para cumprir o cronograma das etapas que precedem a assinatura dos contratos, a Aneel avaliou que o governo conseguirá receber os 11 bilhões de reais ainda neste ano.

Sair da versão mobile