Quarta-feira, 02 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Governo brasileiro espera ser poupado do “tarifaço” de Trump

Compartilhe esta notícia:

Medidas comerciais dos EUA devem ser anunciadas nesta quarta-feira. Na foto, o ministro Fernando Haddad

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Medidas comerciais dos EUA devem ser anunciadas nesta quarta-feira. Na foto, o ministro Fernando Haddad. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O governo brasileiro espera ser poupado do tarifaço prometido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que deve ser anunciado nesta quarta-feira (02). O ministro da Economia, Fernando Haddad, informou que causará estranheza caso o Brasil sofra com alguma retaliação comercial.

“Os EUA têm uma posição muito confortável em relação ao Brasil até porque é superavitário tanto em relação aos bens, quanto em relação aos serviços”, disse Haddad, em viagem a Paris, na França, nesta terça-feira (1º).

O comércio bilateral é superavitário para os EUA uma vez que o Brasil importa mais do que exporta para o país norte-americano. Por isso, Haddad considera que não haveria motivos para taxação dos produtos brasileiros.

“Causaria até certa estranheza se o Brasil sofresse algum tipo de retaliação injustificada, uma vez que nós estamos na mesa de negociação desde sempre com aquele país justamente para que a nossa cooperação seja cada vez mais forte”, completou o ministro da Fazenda.

Às vésperas do anúncio de novo tarifaço prometido por Trump, um relatório de órgão ligado ao governo dos EUA fez críticas ao modelo de tarifas que o Brasil impõe as suas importações em setores como etanol, filmes, bebidas alcoólicas, máquinas e equipamentos, carne suína, entre outros.

Nesse contexto, a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado aprovou, por unanimidade nesta terça, projeto de lei da reciprocidade comercial, que permite ao governo retaliar medidas unilaterais comerciais que prejudiquem a competitividade das exportações do Brasil. O texto agora segue para análise da Câmara dos Deputados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Presidente da Câmara dos Deputados sinaliza que não cederá a pressões sobre projeto da anistia
Por articulação, Lula se reúne nesta semana com líderes do Senado e da Câmara dos Deputados
https://www.osul.com.br/governo-brasileiro-espera-ser-poupado-de-tarifaco-de-trump/ Governo brasileiro espera ser poupado do “tarifaço” de Trump 2025-04-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar