Ícone do site Jornal O Sul

Governo brasileiro leva diplomatas estrangeiros, parlamentares e jornalistas para percorrer a Amazônia

Enquanto o mundo discute meios de reduzir a crise climática, projetos mostram o potencial de unir crescimento verde com renda na maior floresta tropical do mundo. (Foto: Mario Oliveira/Ministério do Turismo)

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e um grupo de diplomatas, parlamentares e jornalistas estrangeiros e brasileiros começaram a percorrer, nesta quarta-feira (08), parte da Amazônia.

Segundo o governo, apesar de concentrada em cidades do Pará, a viagem é uma oportunidade para o Executivo federal apresentar a representantes da comunidade internacional a realidade regional e as ações públicas para preservação do bioma e desenvolvimento econômico da Amazônia Legal, que compreende nove Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

“Essa viagem vai se desenvolver na Amazônia Oriental, mais especificamente no Estado do Pará. O objetivo é apresentar a essas autoridades estrangeiras, bem como ao público brasileiro, por meio dos formadores de opinião que irão nos acompanhar, a realidade da região e as principais políticas [federais e estaduais] com vistas ao desenvolvimento da Amazônia Legal”, disse Mourão.

Conforme a assessoria da Vice-Presidência da República, participam da comitiva representantes diplomáticos de Angola, Espanha, França, Índia, Japão, Paraguai, Suíça, Uruguai, Reino Unido e União Europeia. Também viajaram com o grupo membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica e representantes dos ministérios do Meio Ambiente, de Minas e Energia, das Relações Exteriores e de Ciência, Tecnologia e Inovações.

Até sexta-feira (10), a comitiva visitará as cidades de Altamira, Belém, Medicilândia e Parauapebas. Entre as atividades programadas, estão um sobrevoo à Floresta Nacional de Carajás, visitação a complexos mineradores da Vale, à usina de Belo Monte, à Fundação Evandro Chagas e ao Museu Emílio Goeldi, além de encontros com autoridades estaduais.

Em novembro de 2020, o Conselho Nacional da Amazônia Legal, presidido por Mourão, realizou uma missão diplomática com o mesmo objetivo. O órgão é responsável por coordenar e acompanhar a implementação das políticas públicas relacionadas à Amazônia Legal.

Sair da versão mobile