Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de janeiro de 2024
Até o momento foram registrados 11.490 casos confirmados de dengue e 3.067 casos confirmados de chikungunya.
Foto: Agência BrasilO governo de Minas Gerais declarou, neste sábado (27), situação de emergência em saúde pública em razão do cenário epidemiológico de arboviroses no estado, sobretudo dengue e chikungunya. O decreto vai vigorar pelo prazo de 180 dias.
Segundo a publicação no Diário Oficial de Minas Gerais, até o momento, foram registrados 11.490 casos confirmados de dengue e 3.067 casos confirmados de chikungunya no estado apenas nas três primeiras semanas de 2024.
No caso da dengue, o texto destaca que há predominância de infecções pelo sorotipo 1, mas já há também detecção de casos do sorotipo 3, que não circulava de forma epidêmica no Brasil há mais de 15 anos.
A publicação autoriza o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a tomar medidas administrativas para conter casos de arboviroses, incluindo a aquisição de insumos e materiais e a contratação de serviços necessários ao atendimento da situação emergencial.
O texto ainda instala o Centro de Operações de Emergências de Arboviroses, coordenado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais, para monitoramento e gestão da situação de emergência no estado.