Quinta-feira, 24 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 10 de novembro de 2015
O governador José Ivo Sartori assinou, nesta terça-feira (10), o contrato de uso temporário entre a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) e a CMPC Celulose Riograndense. A empresa utilizará 23.510 metros quadrados de área pública do Porto de Pelotas para instalar terminal de toras de madeira.
O investimento em infraestrutura é de cerca de 5 milhões de reais. Foram adquiridos dois guindastes e duas balanças novas para o Porto de Pelotas, com capacidade de até 100 toneladas cada uma. Com a nova operação, a movimentação do cais público do Porto de Pelotas passa da média atual de 45 mil toneladas para 1,2 milhão de toneladas ao ano.
O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, afirmou que a operação vai incrementar o uso das hidrovias, liberando as rodovias. “Usando a hidrovia do canal São Gonçalo, da Lagoa dos Patos e de Guaíba, 40 mil jamantas de 30 mil toneladas cada deixarão de trafegar pelas rodovias do Estado, por ano.” O prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, afirmou que essa operação é estratégica para atrair novos projetos para o porto.
O contrato foi autorizado pela Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq). A duração é de 18 meses prorrogáveis pelo mesmo prazo. A SPH tem um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que permite ao Porto de Pelotas receber investimentos deste porte e, posteriormente, liberar a licença de operação com condicionantes
De acordo com a CMPC Celulose Riograndense serão gerados aproximadamente 800 postos de trabalhos, sendo 100 no Porto de Pelotas. A partir do novo terminal, a madeira chegará de caminhão no cais público, onde as barcaças serão carregadas e seguirão pelo canal São Gonçalo até a Lagoa dos Patos, indo até a fábrica da empresa em Guaíba. De lá, as barcaças serão carregadas com a celulose e vão direto para o Porto de Rio Grande.