Ícone do site Jornal O Sul

Governo do Estado complementa salários de agosto nesta terça-feira

Servidores do Executivo tiveram salários parcelados pelo segundo mês consecutivo. (Foto: Leandro Osório/ Especial Palácio Piratini)

O governo do Estado pagará nesta terça-feira o depósito da parcela complementar dos salários de agosto. Para quitar a folha em atraso dos servidores vinculados ao Poder Executivo, a Secretaria da Fazenda valeu-se do ingresso de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) referente ao recolhimento das empresas enquadradas no Simples Nacional. Segundo o governo foram necessários 233 milhões de reais para atender 27,6% das matrículas com vencimento acima de 3,2 mil reais líquidos.
Conforme o Executivo, de um universo ao redor de 348 mil vínculos, 72,4% já estavam com seus vencimentos pagos desde o dia 16, quando foi depositada a quinta parcela desde a virada do mês. É o segundo mês consecutivo que o Estado parcela os salários alegando um rombo financeiro de  5,4 bilhões de reais neste ano.
A folha dos servidores ativos, inativos, pensões previdenciárias e pensões alimentícias é de 950 milhões de reais líquidos. Os salários dos funcionários de fundações e autarquias representam outros 57,5 milhões de reais, enquanto que as consignações somam 123 milhões de reais, e os tributos sobre a folha alcançam 73 milhões de reais.

Sair da versão mobile