Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de outubro de 2015
O governo do Estado lançou na manhã desta quinta-feira (15), no Palácio Piratini, o portal Educom Tchê, uma rede interativa para troca de experiências entre alunos e professores, visando à aplicação das boas práticas educacionais em sala de aula. A apresentação foi comandada pelo secretário da Educação, Vieira da Cunha, que destacou a importância desta ferramenta, “que vai permitir um salto de qualidade no ensino”.
Durante a cerimônia, também foram homenageados dois professores de escolas do RS. Um deles, Neri Antonio Pinto Gonçalves, de São Gabriel, com 41 anos dedicados ao ensino, e a professora Elza Barreto, de Bagé, com quase 45 anos de profissão, representada pela diretora da escola da localidade.
Outras atividades também marcaram a celebração do Dia do Professor. Uma delas, a assinatura pelo governador do Estado, José Ivo Sartori, da prorrogação por mais dois anos para o ingresso dos professores aprovados por concurso público. Foram chamados 744, dos quais 540 nomeados. A desistência de cerca de 200 professores é algo que, segundo Vieira da Cunha, “faz refletir e questionar a carreira do magistério”.
Outro decreto-lei assinado pelo governador visa à recuperação das estruturas físicas das escolas no RS. “Confiamos no espírito de solidariedade da sociedade gaúcha”, disse o secretário. “O governo do Estado vai fazer a sua parte, mas precisamos de um mutirão para que nossas escolas pratiquem uma educação de qualidade”. Para agilizar esse processo, outro decreto-lei de número 52.592 foi assinado na quarta-feira (14), a fim de criar uma força-tarefa para a execução das obras de recuperação das escolas.
“Vamos fazer da educação um motivo de orgulho para os gaúchos”, afirmou Vieira. Na sequência, o governador tomou a palavra, reiterando a importância das homenagens aos dois professores destacados pelo tempo de serviço e dedicação à carreira, lembrando também dos tempos em que ingressou no magistério, lecionando filosofia da educação no curso de pedagogia. “Olhar para a educação é o que transforma a sociedade”, finalizou Sartori.