Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de agosto de 2017
O DOE (Diário Oficial do Estado) desta sexta-feira (18), trouxe a nomeação dos 27 músicos aprovados no mais recente concurso público da Fospa (Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre). Victor Hugo, Secretário de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, deu a notícia à orquestra nesta manhã, na Sala de Ensaios localizada no CAFF (Centro Administrativo Fernando Ferrari). Evandro Matté, maestro e diretor artístico da Ospa, e Rogério Beidacki, superintendente administrativo-financeiro da fundação, estiveram presentes na comunicação.
“A orquestra tem uma dimensão artística grandiosa que se mostra nos palcos, mas tem também uma dimensão social que reafirma a presença do poder público na Cultura do nosso Estado”, comentou Victor Hugo sobre a notícia. “As nomeações são um gesto emblemático de um governo que lida com a crise financeira trabalhando na superação das dificuldades, e o empenho dos músicos da Ospa é um combustível para seguirmos avançando na área cultural”, completa.
O maestro Evandro Matté comemora a iniciativa: “Essas nomeações são fundamentais para a continuidade do trabalho da Ospa e, também, representam uma economia de recurso para o Estado, já que não precisaremos mais preencher o corpo orquestral com músicos extra. Poderemos qualificar cada vez mais o nosso desempenho, e seguir levando a Ospa para todo o Rio Grande do Sul”.
Rogério Beidacki, por sua vez, chama a atenção para o significado desse fato no contexto da história recente da Ospa: “É um ganho imensurável para a comunidade gaúcha. Há 10 anos a Ospa não conseguia nomear músicos devido à situação financeira do Estado e, mesmo com a crise, houve a sensibilidade do Governo de enxergar esse ganho. Isso representa mais qualificação ainda nos concertos – qualidade que se refletirá na Fundação Ospa como um todo, na Escola de Música e no Coro”.
As provas do concurso foram realizadas em novembro e dezembro de 2014. Mais de 553 músicos de todo o Brasil se inscreveram, na época, para a seleção.
Os nomeados são Brigitta Calloni, Ana Paula Schmidt, Leonardo Mateus Bock, Silvani Cielo Guerra, Robert Edgar da Cruz Moraes, Marcio Cecconello e Ariel Santos Polycarpo (violinos); Gabriel Santos Polycarpo (viola); Martina Stroher e Romina Antonella Monsanto Colina (violoncelos); Eric Hilgenstieler e Rafael do Nascimento Figueiredo (contrabaixos); Tatiana Girassimova e Silas Paulino de Souza (flautas); Públio da Silva (oboé e especialista em corne-inglês); Ange Paola Bazzani Prada (fagote); José Luis Guede Vega, Anderson Bezerra Sabino, Nadabe Tomás da Silva e Álvaro Santos Braga (trompas); Adib Corrêa Vera (especialista trombone baixo); Douglas Gutjahr (tímpano); Paulo Fernando de Brito Bergmann (piano/Coro Sinfônico) e Elisa Conceição Machado (soprano).
Sobre a Fundação Ospa
A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no Rio Grande do Sul. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música.
A Ospa possui uma extensa agenda de concertos em todo o Estado, atingindo um público abrangente e diversificado. Orquestra mais antiga do país em atividades ininterruptas, sua programação é constituída pelas séries Theatro São Pedro, UFRGS, Igrejas, Araújo Vianna, Interior, Música no Museu, Didáticos, Ospa Jovem e concertos especiais.Mais informações em www.ospa.org.br.