Sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 20 de outubro de 2022
O Irã negou o fornecimento de drones à Rússia
Foto: Reprodução de vídeoO governo dos Estados Unidos informou que tem “evidências abundantes” de que a Rússia está usando “drones kamikazes” iranianos para atacar a Ucrânia, disse o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Ned Price.
“Os EUA começaram a alertar em julho que o Irã estava planejando transferir UAVs [veículos aéreos não tripulados] para a Rússia para uso na guerra brutal da Rússia contra a Ucrânia, e agora temos evidências abundantes de que esses UAVs estão sendo usados para atacar civis ucranianos e infraestrutura civil crítica”, disse Price na quarta-feira (19).
Os drones acertam os seus alvos por coordenadas de GPS inseridas antes da decolagem. O Irã negou o fornecimento desses equipamentos e de outras armas à Rússia.
Os drones estão sendo utilizados pela Rússia, nos últimos dias, principalmente para atacar a infraestrutura de Kiev e seus arredores, como estações de energia elétrica.
A ofensiva provocou apagões na Ucrânia, danificou residências e provocou mortes. Em razão dos ataques, o governo ucraniano impôs, nesta quinta-feira (20), medidas de economia de eletricidade para a população e as empresas.