Domingo, 05 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de junho de 2020
A assinatura foi realizada via videoconferência
Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio PiratiniO governo do RS e o HUSM (Hospital Universitário de Santa Maria), da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), assinaram, nesta quarta-feira (03), um termo de cooperação para viabilizar a realização de exames para diagnóstico de Covid-19 via teste RT-PCR.
O HUSM assumiu o compromisso de processar até cem amostras por dia. Os resultados devem ser divulgados em até 48 horas depois do recebimento do material e deverão ser repassados à Central Estadual de Vigilância em Saúde.
“A política de testagem é fundamental no enfrentamento à pandemia. Nosso modelo de Distanciamento Controlado está baseado em termos o dedo no pulso, em monitorarmos constantemente a realidade das regiões, como a evolução de casos e de óbitos. Essa parceria com a universidade é muito importante para nós”, reforçou Leite.
A estrutura laboratorial também poderá aumentar a quantidade de testes diários conforme insumos forem disponibilizados. “Agora, temos uma estrutura para realização de testes na região Central, com possibilidade de expansão para a fronteira”, celebrou a secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann.
O convênio não envolve repasses financeiros e tem prazo de seis meses, podendo ser prorrogado enquanto o Estado e o hospital acharem necessário. Os insumos para a realização dos testes estão sendo viabilizados com recursos financeiros do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul, que financiará kits de extração e plásticos consumíveis e reagentes para 6 mil testes. Além de Santa Maria, outros 31 municípios gaúchos também serão contemplados com os insumos.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul