Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Governo federal adia pela quarta vez regra de trabalho no varejo em feriado

Compartilhe esta notícia:

Prazo foi para 1º de julho do próximo ano; medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (20)

Foto: Divulgação/Agência Brasil
(Foto: Divulgação/Agência Brasil)

O governo federal adiou mais uma vez o início da vigência da regra que torna necessária a previsão em CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) para que trabalhadores de uma série de atividades do comércio possam trabalhar nos feriados.

No meio do ano, o início das regras foi adiado de agosto para 1º de janeiro de 2025. Agora, esse prazo foi para 1º de julho do próximo ano. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (20).

A portaria é do Ministério do Trabalho e Emprego, editada em novembro de 2023. Ela determina que apenas as feiras livres podem abrir nos feriados sem cumprir a exigência de previsão em CCT.

A medida do ministro Luiz Marinho teve como objetivo derrubar uma portaria de 2021 que permitia o trabalho aos feriados sem necessidade de aprovação dos sindicatos.

À época, a regra foi resultado de articulação das entidades sindicais, que reclamavam estar sendo desrespeitada a legislação que garantia o direito dos trabalhadores do comércio de negociar as condições de trabalho em feriados. Já as entidades representativas do comércio consideraram a norma um retrocesso.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

“Dado concreto é que o Brasil vive momento excepcional de crescimento econômico”, diz Lula a ministros
Lula lamenta acidente com 38 mortos em Minas Gerais e coloca o governo federal à disposição
https://www.osul.com.br/governo-federal-adia-pela-quarta-vez-regra-de-trabalho-no-varejo-em-feriado/ Governo federal adia pela quarta vez regra de trabalho no varejo em feriado 2024-12-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar