Quarta-feira, 27 de novembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Governo federal prepara projeto de lei para proibir celular nas escolas

Compartilhe esta notícia:

Segundo o MEC, a iniciativa vai dar segurança jurídica para Estados e municípios que já vinham discutindo a proibição.

Foto: Reprodução
Segundo o MEC, a iniciativa vai dar segurança jurídica para Estados e municípios que já vinham discutindo a proibição. (Foto: Reprodução)

O Ministério da Educação (MEC) está finalizando os preparativos para divulgar, em outubro, um projeto de lei com o objetivo de proibir o uso de celulares em escolas públicas e privadas do Brasil.

Segundo a pasta, a iniciativa vai dar segurança jurídica para Estados e municípios que já vinham discutindo a proibição.

A data de divulgação não foi confirmada.

Em julho, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgou relatório no qual sugere que os celulares sejam banidos das escolas. Segundo a Unesco, restrições já são adotadas na França, nos EUA, na Finlândia, na Itália, na Espanha, em Portugal, na Holanda, no Canadá, na Suíça e no México.

O relatório mais recente da Unesco sobre o tema faz uma leitura crítica da tecnologia nas salas de aula e afirma que seu uso não pode ser “soberano”.

A entidade chama a atenção para os possíveis prejuízos na concentração dos estudantes e chega a sugerir que os celulares sejam banidos das escolas. De acordo com a agência da ONU, menos de um em cada quatro países do mundo adotou políticas de restrição para os smartphones nas escolas.

Outro estudo, feito pela Universidade de Stavanger, na Noruega, em 2012, diz que apenas “scrollar” um site, em vez de virar a página de um livro físico, atrapalha a memória e prejudica a interpretação.

E a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que esse excesso de tecnologia leva a prejuízos na comunicação, problemas no sono e atrasos no desenvolvimento cognitivo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Bolsonaro condena Pablo Marçal por comparar episódio de cadeirada com a facada que ele sofreu: “lamentável”
Supremo forma maioria para rejeitar revisão da vida toda nas aposentadorias do INSS
https://www.osul.com.br/governo-federal-prepara-projeto-de-lei-para-proibir-celular-nas-escolas/ Governo federal prepara projeto de lei para proibir celular nas escolas 2024-09-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar