O governo do Rio Grande do Sul confirmou, nesta terça-feira (15), o repasse de R$ 25,8 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional para a construção da barragem do arroio Jaguari, localizada no município de São Gabriel, na Fronteira Oeste.
A obra, que está sob a responsabilidade do Departamento de Barragens da Secretaria Estadual de Obras e Habitação, beneficiará cerca de 240 mil habitantes integrantes da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria.
As cidades da região são afetadas sistematicamente por estiagem e enchentes. O empreendimento possibilitará abastecimento, além de garantir irrigação em propriedades rurais. Os municípios contemplados são Cacequi, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Rosário do Sul, Santana do Livramento e São Gabriel.
O titular da secretaria, José Stédile, lembrou que esteve em Brasília no ano passado prospectando recursos junto ao governo federal para a continuidade da intervenção. “A primeira fase da obra está 93% pronta; a segunda, conta com 24% de execução. No total, 63% da obra já foi concluída”, disse Stédile. O secretário destacou o empenho da Frente Parlamentar em Defesa da Agropecuária para a obtenção dos valores.
Com a realização de contenções que fazem parte da obra da barragem, no período das cheias as águas serão preservadas e mantidas para abastecimento das famílias da região. A barragem também garantirá a irrigação de 117 mil hectares da várzea do rio Jaguari.
Do custo total da obra, 99% são oriundos do governo federal, com 1% de contrapartida do Estado. Para a conclusão dos serviços, serão necessários aproximadamente mais R$ 20 milhões, conforme o governo gaúcho.