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Rio Grande do Sul RS tem nova estratégia para aproximar governo e cidadãos por meio da tecnologia

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Apresentação foi conduzida pela secretária de Planejanmento, Gestão e Governança. (Foto: Bruna Galvão/SPGG)

Durante evento em Gramado (Serra Gaúcha) nessa sexta-feira (25), a Secretária de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) detalhou a líderes e especialistas a nova estratégia do Executivo gaúcho para fazer dos recursos digitais uma forma de aproximação ainda maior com os cidadãos. A apresentação foi conduzida pela titular da pasta, Danielle Calazans.

A organização coube à Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), no âmbito da 172ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (Roca), comandado pelo diretor-presidente da Procergs, Luiz Fernando Záchia.

Por três anos consecutivos, o Rio Grande do Sul ocupou a liderança no ranking Abep-TIC na oferta de serviços digitais, por meio do portal rs.gov.br. A média mensal de acessos do site, que concentra todos os serviços digitais do Estado, é de 6,9 milhões, com 85% de aprovação.

Lançado em 2019, o portal será reformulado para trazer uma nova abordagem à oferta de serviços, com jornadas personalizadas. O uso da ciência de dados possibilitará a recomendação de serviços de acordo com o perfil do usuário. Além disso, o novo assistente digital com inteligência artificial generativa será acessado por comandos de texto, voz ou imagem.

Outra mudança prevista é a proatividade do Estado para a oferta de serviços, que serão sugeridos por mensagem conforme a necessidade identificada para o cidadão.

Políticas públicas e inovação

Durante a apresentação na Roca, a titular da SPGG também destacou as iniciativas tecnológicas desenvolvidas pela secretaria durante o período de calamidade causado pelas cheias de 2024. O Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP-RS) identificou, por meio de imagens de satélite, as áreas diretamente atingidas pelo evento meteorológico extremo. Esse mapeamento possibilitou a entrega célere de políticas públicas às famílias afetadas.

São exemplos os auxílios financeiros providos pelos programas “Volta Por Cima” e “Pix SOS Rio Grande do Sul”, pagos sem a necessidade de cadastro prévio e que beneficiaram mais de 135 mil famílias. O cruzamento de dados do Cadastro Único com os endereços em áreas diretamente atingidas, computados pelo MUP RS, possibilitou a antecipação da emissão de cartões para o saque dos benefícios.

O MUP RS foi desenvolvido pelos departamentos de Economia e Estatística (DEE) e de Planejamento Governamental (Deplan), da Subsecretaria de Planejamento (Suplan).

“O Rio Grande do Sul já está consolidado como um dos Estados mais digitais e queremos seguir avançando”, ressaltou Danielle. “Nosso objetivo com a nova estratégia é aproximar os serviços oferecidos pelo Estado aos cidadãos, aprimorando e personalizando a experiência no ambiente digital, além de aplicar novas tecnologias, como a inteligência artificial.”

A secretária acrescentou: “A tecnologia precisa ter propósito, não é um fim em si mesma, pode ser eficiente desde que seja rápida e personalizada. Ficamos embaixo d’água por 18 dias, mas conseguimos entregar políticas públicas efetivas e atuar rapidamente para que a população atingida pudesse se reerguer”.

SEI

O projeto de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) pela SPGG em órgãos estaduais e em municípios gaúchos foi outra medida destacada durante o evento. A expansão da ferramenta de gestão de processos e documentos eletrônicos, desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é liderada no Estado pela subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital (STI).

“Queremos trazer a transformação digital para os municípios. Muitos deles ainda não usam processos eletrônicos e entendemos que a transparência, segurança e integração com outros órgãos e poderes passa pela implantação do sistema”, comentou Danielle.

No âmbito estadual, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul e Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Emater-Ascar) e a agência de fomento Invest RS foram as primeiras instituições ligadas ao Estado a implantarem o SEI. Dentre os municípios, que podem aderir ao modelo de contratação disponibilizado pelo Estado, Capivari do Sul, no Litoral Norte, estreou o projeto-piloto.

Também estiveram presentes no evento o secretário-adjunto da SPGG, Bruno Silveira, e o subsecretário da STI, Ciro Barreiros, além da diretora de Negócios e de Relacionamento com Clientes da Procergs, Karen Lopes. Em paralelo à ROCA, foi realizada pela Abep-TIC a 111ª Reunião dos Diretores Administrativos Financeiros (RDAF), que abordou inteligência artificial, gestão de pessoas no setor público e imunidade tributária.

(Marcello Campos)

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