Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Governo gaúcho assina contrato com a Caixa para viabilizar construção de pontes internacionais

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Vilson Winkler/Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Pontes internacionais

O governo gaúcho assina nesta segunda-feira um contrato com a Caixa Econômica Federal para apoiar o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) na elaboração de termos de referência para projetos de construção de três pontes internacionais ligando o RS à Argentina. A parceria, realizada no âmbito do programa Caixa Políticas Públicas, também prevê a oferta de apoio técnico para análise e assessoria em projetos de engenharia. O acordo marca o início da viabilização de pontes que conectarão os municípios de Porto Mauá (RS) a Alba Posse (ARG), Tiradentes do Sul (RS) a El Soberbio (ARG) e Itaqui (RS) a Alvear (ARG).

Censura no futebol

O deputado Matheus Gomes (PSOL) criticou nas redes sociais a decisão da Confederação Brasileira de Futebol que determinou à torcida do Internacional a retirada de uma faixa com a frase “fogo nos racistas” da arquibancada do Estádio Beira-Rio. O parlamentar relata que, no episódio ocorrido na partida contra o Juventude, no sábado (26), o time porto-alegrense recebeu ameaças de perda de mando de campo caso a faixa permanecesse em exposição. Segundo Matheus, a expressão, originária de músicas do rapper Djonga, é “radical”, mas representa um grito contra o problema estrutural e histórico do país relacionado à discriminação racial. “A mesma entidade que está afundando o futebol brasileiro com casos de corrupção, escândalo com as bets, crise na arbitragem, casos de assédio sexual, falta de apoio ao futebol feminino… Eles têm tantos problemas, mas resolveram censurar quem protesta contra o racismo”, afirma Matheus.

RS e Mercosul

A Assembleia Legislativa instala nesta terça-feira a Comissão Especial para Analisar os Impactos de Parceria do Acordo Mercosul-União Europeia no Setor Produtivo do RS, sob presidência do deputado Prof. Claudio Branchieri (Podemos). O grupo parlamentar se dedicará, durante até 120 dias, ao debate sobre setores gaúchos vulneráveis ao tratado internacional, analisando eventuais benefícios e possíveis riscos relacionados ao avanço das negociações. As informações reunidas pelo colegiado devem auxiliar deputados federais da bancada gaúcha a contribuir com a discussão do acordo, que será abordado pelo Congresso Nacional.

Distribuição justa

Alegando desproporcionalidade na distribuição de recursos da Lei Rouanet, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) está mobilizando um projeto de lei que propõe alterações para equilibrar a distribuição dos recursos públicos destinados à cultura entre as cinco regiões do Brasil. O parlamentar relata que, juntas, as regiões Sul e Sudeste concentram quase 90% dos recursos da iniciativa, situação que descreve como “desigualdade histórica” que precisa ser corrigida. Na proposta legislativa que sugere a alteração, Petecão destaca que a mudança não aumenta o volume da renúncia fiscal, mas sim redistribui de forma mais justa os valores já autorizados. O texto segue em tramitação nas comissões do Senado.

Escola segura

A Comissão de Educação da Câmara validou na última semana uma proposta legislativa que amplia as atuais atribuições dos estabelecimentos de ensino do país na promoção de um ambiente escolar seguro. Aprovada na forma de substitutivo da deputada Franciane Bayer (Republicanos-RS), o texto inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a obrigatoriedade de estratégias para prevenção e conscientização dos riscos de acidentes e doenças nas instituições. A criação de comissões internas nas escolas para prevenir casos do gênero, proposta no texto original, foi descartada pela parlamentar. “Deve-se preservar a autonomia das escolas para que tomem as providências que julgarem mais oportunas e adequadas para o cumprimento das responsabilidades legais”, argumenta a deputada.

Bruno Laux

@obrunolaux

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

“O saneamento básico é capaz de melhorar a vida das pessoas e o momento de agir é agora”, diz Fabiano Dallazen
Ninguém quer
https://www.osul.com.br/governo-gaucho-assina-contrato-com-a-caixa-para-viabilizar-construcao-de-pontes-internacionais/ Governo gaúcho assina contrato com a Caixa para viabilizar construção de pontes internacionais 2025-04-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar