Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Governo gaúcho e prefeitura de Santa Maria detalham ao Exército os atrativos para que a cidade receba escola militar

Compartilhe esta notícia:

Orientações constam das diretrizes do Exército para o combate à Covid-19. (Foto: EBC)

O governador gaúcho Eduardo Leite e o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, entregaram protocolo conjunto de intenções para instalação, no município da Região Central do Estado, de uma nova escola formadora de sargentos. A iniciativa foi formalizada durante visita do comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ao Palácio Piratini.

Inicialmente competindo com outros 15 municípios, Santa Maria está entre os três cotados para sediar a nova Escola de Sargentos das Armas (ESA). Trata-se da primeira finalista visitada pelo oficial, após uma série de compromissos na capital gaúcha.

Os seguintes são Ponta Grossa (Paraná) e Recife (PE), a fim de conhecer de perto a infra-estrutura de cada concorrente. A decisão, aliás, pode ser anunciada já no mês que vem.

O objetivo da Força Armada é construir uma escola única, capaz de agregar a atual formação de sargentos feita de forma descentralizada em diferentes locais do País, reunindo cerca de 2,2 mil alunos.

De acordo com o comandante Paulo Sérgio, a expectativa é de que a instituição envolva mais de 3 mil pessoas e seja capaz de injetar cerca de R$ 300 milhões por ano na economia do local onde for construída.

Para isso, Santa Maria está disponibilizando um terreno com área mínima de 2 quilômetros quadrados, próximo ao espaço urbano para a construção do prédio destinado às atividades teóricas e outro de 50 quilômetros quadrados anexo para as práticas de ensino. O investimento do Exército é estimado em R$ 1 bilhão.

Pozzobom exibiu vídeos e destacou características e a qualidade do município para receber a ESA, como a facilidade de acesso a todo o Estado e países da América Latina, voos regionais, custo de vida relativamente baixo, excelentes hospitais e uma Universidade Federal, dentre outros.

“Assinamos hoje e entregamos não apenas um protocolo de intenções, mas um contrato de resultados”, declarou o prefeito. “Estado e prefeitura estão se comprometendo em entregar obras, fazer melhorias na infraestrutura e garantir tudo o que for preciso.”

Com a palavra, o governador

“Não vamos poupar esforços, aqui no Rio Grande do Sul, para trazer a nova escola para cá. Só digo isso porque consideramos importante e porque temos capacidade para fazer o que for necessário”, destacou o governador Eduardo Leite.

“Nós, gaúchos, temos uma íntima ligação com a vida da família militar e, após reformas estruturantes importantes no governo, estamos investindo fortemente em melhorias, seja em infraestrutura com voos regionais e obras viárias, saneamento, segurança e educação”, prosseguiu, finalizando que.

“Além disso, a prefeitura está comprometida com investimentos no município e temos apoio da bancada federal para fazer ainda mais, pois esse é um projeto estratégico para o Rio Grande do Sul”.

(Marcello Campos)

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Publicado decreto com regras e valores do prêmio de incentivo às prefeituras gaúchas que mais vacinarem contra o coronavírus
Rio Grande do Sul fecha o primeiro semestre com o menor número de crimes contra a vida da série histórica
https://www.osul.com.br/governo-gaucho-e-prefeitura-de-santa-maria-detalham-ao-exercito-os-atrativos-para-que-a-cidade-receba-escola-militar/ Governo gaúcho e prefeitura de Santa Maria detalham ao Exército os atrativos para que a cidade receba escola militar 2021-07-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar