A Pespi (Política Estadual de Saúde da Pessoa Idosa) será lançada pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul na terça-feira (21), às 9h30min, em evento on-line. A transmissão será realizada pelo canal da pasta no Youtube.
Haverá uma palestra do médico geriatra Edgar Nunes de Moraes, que é professor da Universidade Federal de Minas Gerais e consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
A nova diretriz estadual, com as proposições atuais da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde, foi publicada no Diário Oficial do Estado, por meio da Portaria 444/2021, depois de 17 anos do lançamento da anterior.
A equipe técnica da Política de Saúde da Pessoa Idosa do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde elaborou o conteúdo, com apoio de diversos setores e departamentos da secretaria. O documento tem foco em ações que buscam a manutenção da capacidade funcional (autonomia e independência) de pessoas a partir dos 60 anos. A proposta é promover, por meio dos cuidados com a saúde, um envelhecimento ativo e saudável da população, priorizando os idosos frágeis.
Em 2020, a população de idosos residentes no Rio Grande do Sul era estimada em 2.143.707 (18,77% do total), sendo 15% desses com mais de 80 anos, segundo o Ministério da Saúde.