Ícone do site Jornal O Sul

Governo pode finalizar acordo da dívida com a União

Vice-governador gaúcho pode definir hoje, em Brasília, pré-acordo da dívida com a União. (Foto: Divulgação)

Pode ser decisivo para acertar o acordo da dívida gaúcha com a União, o encontro hoje em Brasília, do vice-governador José Cairolli com o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia. O encontro anterior ocorreu na terça-feira da semana passada. Ali, ficou acertada a nova rodada de negociações em busca da assinatura de um pré-acordo de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal. Na reunião desta terça pela manhã, poderá acontecer a formalização do pré-acordo: Cairoli estará acompanhado do secretário estadual da Fazenda, Luiz Antônio Bins, e do procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel

Esperando o cavalo encilhado

De um modo geral, alguns dos adversários do governador José Ivo Sartori não descartam a necessidade de assinar o acordo de refinanciamento da dívida com a União. Acreditam que um cavalo encilhado pode passar duas vezes. Porém, acreditando que o novo presidente será do seu time, defendem que o acordo só seja assinado pelo futuro governador, e pelo futuro presidente da República, em condições ainda mais favoráveis.

Pacote de bondades pode não se repetir

O Regime de Recuperação Fiscal foi lançado pelo presidente Michel Temer em condições colocadas no limite da responsabilidade fiscal da União. Não por bondade. Mas, porque o presidente precisava naquele momento do apoio dos governadores em um momento difícil da transição do seu governo. A demora no cumprimento das exigências pelo Rio Grande do Sul é que adiou a assinatura do acordo. Dificilmente outro presidente, com os graves problemas fiscais do país, proporá um acordo melhor.

A esperança é a última que morre

a proposta de governo de um dos candidatos ao Piratini bem demonstra o caráter genérico das promessas. Um deles, promete que vai pagar em dia os salários dos servidores. O plano: “esperança no crescimento da economia”.

Fake News da defesa de Lula

A defesa de Lula, réu que cumpre pena de 12 anos e 1 mês em Curitiba, perdeu completamente a compostura: divulgou ontem um falso documento, atribuído ao já folclórico Comitê de Direitos Humanos da ONU. O blefe desta vez seria de que a organização estaria determinando mais uma vez que o Estado brasileiro libere o réu pra a disputa presidencial. A ONU desmentiu ontem a brincadeira.

PF pede quinta prorrogação para investigar Temer

A Polícia Federal pediu ontem, pela quinta vez, a prorrogação do inquérito dos Portos, que investiga o presidente Michel Temer. A investigação vem tentando sem sucesso, obter alguma ligação plausível entre o presidente e o caso.

Casa Azul, uma ameaça neutralizada

Andou bem a 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre ao aceitar o pedido feito pela Procuradoria-Geral do Município e determinar que a prefeitura tome posse da Casa Azul, imóvel localizado na rua Riachuelo, esquina com a Marechal Floriano, no Centro Histórico. A decisão, em caráter liminar, foi tomada pela juíza Cristina Luisa Marquesan da Silva. A demora na decisão vinha trazendo risco iminente pra milhares de pessoas que circulam diariamente pelo local, além de transtornos para os usuários da rua Riachuelo, um dos principais acessos ao Centro Histórico.

Sair da versão mobile