Terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de agosto de 2015
O governo federal prepara um novo programa de ajuda para os grandes setores industriais do País.
A primeira medida, anunciada nesta terça-feira (18), é a criação de linhas de crédito por bancos públicos, com taxas de juros menores para quem se comprometer a não demitir funcionários.
O uso dos bancos públicos para financiar o setor produtivo fez parte da política de incentivo ao crescimento adotada entre 2008 e 2014.
A Caixa Econômica Federal vai liberar cerca de 5 bilhões de reais somente para o setor automotivo, incluindo dinheiro próprio e recursos dos trabalhadores (FAT e FGTS). O Banco do Brasil também vai anunciar linhas de financiamento para essas empresas, na quarta-feira (19).
Também estão em negociação com o governo os setores de petróleo e gás, alimentos, energia elétrica, eletroeletrônico, telecomunicações, fármacos, químico, papel e celulose, máquinas e equipamentos e construção civil.
A presidente da Caixa, Miriam Belchior, afirmou que se trata de uma política que foi discutida com várias áreas do governo e tem como objetivo ajudar as empresas a “respirar” durante este “momento de travessia” pelo qual passa a economia brasileira.
“Foi debatido inclusive com a Fazenda. É uma posição de consenso do governo”, afirmou a presidente da Caixa, que não quis afirmar quais seriam as outras medidas que serão tomadas, além do aumento do crédito bancário. (Folhapress)