Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Governo federal pretende alcançar 100 mil trabalhadores com programa de qualificação profissional

Compartilhe esta notícia:

Programa tem o intuito de fortalecer a política pública de qualificação para trabalhadores.

Foto: ABr
Números do Caged foram divulgados pelo Ministério do Trabalho (Foto: ABr)

O governo federal lançou nesta terça-feira (28) o programa Manuel Querino de Qualificação Profissional (PMQ) com o intuito de fortalecer a política pública de qualificação para trabalhadores, principalmente jovens e a população vulnerável, com foco na promoção da diversidade e combate à discriminação.

Conforme a diretora de qualificação social e profissional do Ministério do Trabalho, Cristina Kavalkievicz, a expectativa é que sejam alcançadas cerca de 60 mil pessoas, por meio do Sistema Nacional de Emprego e 40 mil por universidades e institutos federais, em uma primeira fase.

“Em uma próxima etapa queremos firmar [parcerias] com movimentos da sociedade civil organizada, mas ainda precisamos buscar mais recursos”, avaliou.

O nome do programa é uma homenagem ao escritor abolicionista baiano de Santo Amaro, Manoel Querino, nascido em 28 de julho de 1851. Ele foi responsável pela fundação de uma das primeiras cooperativas de trabalhadores da construção civil do Brasil, a Liga Operária Baiana.

A oferta de cursos foi viabilizada por meio de parcerias firmadas entre o Ministério do Trabalho e Emprego com estados e municípios que aderiram ao Sistema Nacional de Empregos (Sine) e com institutos e universidades federais.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho destacou que o Programa Manoel Querino é uma das iniciativas que o governo aposta para fazer a economia crescer. Para ele, é importante conceder a oportunidade para o profissional acompanhar as inovações do mercado.

“É necessário também praticar boas remunerações e, para isso, a política de valorização do salário mínimo vai desempenhar uma tarefa fundamental para aumentar a massa salarial, que leva ao crescimento do consumo e aumento da demanda de produção”, explicou.

“Nós temos que apostar nos acordos coletivos, no aumento de representatividade dos sindicatos, na melhoria do ambiente de trabalho e, acima de tudo, no ambiente da economia com novos investimentos, inovações, transição energética, respeito ao meio ambiente, sem discriminação e sem preconceito, salientou o ministro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Apostas esportivas: operação contra manipulação de resultados investiga partida do Flamengo e mais 6 jogos
Atacante do Grêmio Luis Suárez recebe título de Cidadão de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/governo-pretende-alcancar-100-mil-trabalhadores-com-programa-de-qualificacao-profissional/ Governo federal pretende alcançar 100 mil trabalhadores com programa de qualificação profissional 2023-11-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar