Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de janeiro de 2019
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Em boa hora, o governador Eduardo Leite anuncia a disposição de rever, com o objetivo de otimizar, as atividades das inúmeras coordenadorias das diversas pastas. Descoordenadas – cada pasta cria sua própria região –, o fato é que estas coordenadorias, criadas nos tempos em que a comunicação era feita por telex, telegramas e correspondência física, hoje se prestam mais a abrigar afilhados políticos, desviando da atividade-fim professores, policiais civis e militares, e servidores de diversas outras áreas.
Na Educação, por exemplo
No caso da Secretaria da Educação, há apenas um exemplo: existem 29 Coordenadorias Regionais de Educação e a Divisão Porto Alegre, que serve para “agilizar” o contato com a sede da pasta, em Porto Alegre!. O sistema foi criado antes dos anos 2000 para agilizar a comunicação entre a secretaria, com sede na capital gaúcha, e as mais de 2,5 mil escolas da rede estadual. Hoje, com internet, WhatsApp e outras ferramentas virtuais, estas coordenadorias perderam o sentido.
TJ anuncia novidades Comarca de São Leopoldo
O Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça gaúcho aprovou, recentemente, a instalação do 2º Juizado da 5º Vara Cível e da 4ª Vara Criminal da Comarca de São Leopoldo, bem como a especialização da 1ª Vara Criminal em Vara do Júri e a transformação da 2ª Vara Criminal em Vara do Juizado da Infância e Juventude daquela Comarca. As datas serão definidas pela Presidência da Corte.
Bolsonaro: AGU favorável à prisão em segunda instância
Jair Bolsonaro na sua conta no Twitter: “Na gestão anterior a AGU manifestou-se a favor da prisão somente após o esgotamento de todos os recursos. Esse posicionamento será revisto pelo nosso governo em sentido favorável ao cumprimento da pena após condenação em segunda instância. Vamos combater a impunidade!”.
Leite quer participação dos servidores
O governador gaúcho Eduardo Leite usa as redes sociais para mobilizar os servidores a que participem com propostas: “Meu convite aos servidores para o programa WeGov – 101 Dias de Inovação. Inscreva-se no link, https://101dias.wegov.net.br/assine e receba o conteúdo com dicas de gestão e eficiência!”.
Apoio à reforma da Previdência
A maioria da população apoia que o presidente Jair Bolsonaro faça a reforma da Previdência. É o que aponta sondagem divulgada ontem, pelo Paraná Pesquisas. Para 68,6% dos ouvidos pela pesquisa, Bolsonaro deve fazer a reforma. 24,5% são contra e 7% não sabem.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.