Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 28 de setembro de 2017
Com um novo recorde negativo, o governo do presidente Michel Temer é avaliado como ótimo ou bom por apenas 3% dos brasileiros. O índice de rejeição à gestão Temer – os entrevistados que consideram o governo ruim ou péssimo – chegou a 77%, segundo uma pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira (28).
Para 16%, dos brasileiros, o governo é regular. Já 3% não souberam avaliar ou não responderam. Na última pesquisa CNI/Ibope, feita em 27 de julho, 5% avaliaram o governo como ótimo ou bom; 70% como ruim ou péssimo; 21% como regular; e 3% não souberam ou não responderam.
Em março, a gestão do presidente da República era aprovada por 10% dos entrevistados; 55% consideravam o governo ruim ou péssimo; e 31%, regular. Outros 4% não souberam opinar ou não responderam.
Maneira de governar
A pesquisa também avaliou a opinião dos entrevistados sobre a maneira de governar do presidente da República: 7% aprovam; 89% desaprovam; e 4% não souberam ou não responderam: 4%. No levantamento divulgado em julho, 11% aprovavam; 83% desaprovavam; e 5% não souberam ou não responderam.
Confiança
Outro ponto questionado pela pesquisa CNI/Ibope foi sobre a confiança dos entrevistados em relação ao presidente. Seis por cento dos entrevistados disseram confiar em Temer, enquanto 92% afirmaram não confiar. Já 2% não souberam ou não responderam. Na pesquisa feita em julho, 10% disseram confiar em Temer; 87% afirmaram não confiar; e 3% não souberam ou não responderam.
Comparação com o governo Dilma
A pesquisa divulgada nesta quinta-feira também pediu aos entrevistados que comparassem as gestões de Temer e da sua antecessora, a petista Dilma Rousseff, na Presidência da República.
Segundo o levantamento, 8% dos entrevistados consideram o governo do peemedebista melhor; 31%, igual; 59%, pior; e 2% não souberam ou não responderam. Sobre as perspectivas em relação ao “restante do governo”, 6% responderam ótimo/bom; 17%, regular; 72%, ruim/péssimo; e 5% não souberam ou não responderam.
Áreas de atuação
O Ibope também ouviu os entrevistados sobre a percepção a respeito da atuação do governo em áreas específicas. O governo Temer foi mais bem avaliado na área educação, na qual obteve 17% de aprovação. Depois, aparecem o combate à inflação e o meio ambiente, com aprovação de 15% dos entrevistados.
As áreas mais mal avaliadas foram as de impostos, com 90% de desaprovação; taxa de juros, que teve desaprovação de 87%; e saúde, com índice de 86% de desaprovação.
A pesquisa CNI/Ibope desta quinta-feira foi realizada entre os dias 15 e 20 deste mês, com 2 mil pessoas em 126 municípios brasileiros. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.