Domingo, 27 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Governo Trump recua de cancelamento em massa de vistos de alunos estrangeiros

Compartilhe esta notícia:

O governo do presidente Donald Trump previa cancelar mais de 1.500 vistos de estudantes internacionais. (Foto: Reprodução)

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recuou na sexta-feira (25) da decisão de cancelar mais de 1.500 vistos de estudantes internacionais, anunciando a mudança durante uma audiência judicial em Washington.

Joseph Carilli, advogado do Departamento de Justiça, disse que as autoridades de imigração haviam começado a trabalhar em um novo sistema para revisar e encerrar vistos para estudantes internacionais e que, até que o processo estivesse concluído, as agências não fariam mudanças adicionais ou novas revogações.

O anúncio veio após uma onda de processos individuais movidos por estudantes que afirmaram ter sido informados do cancelamento de seus vistos com pouca ou nenhuma explicação. Em alguns casos, os registros apontavam pequenas infrações, como multas de trânsito; em outros, não havia motivo claro para a revogação.

Não estava claro quantos portadores de visto estudantil haviam deixado o país; os estudantes geralmente têm pelo menos algumas semanas antes de terem que partir.

Mas o governo Trump havia provocado pânico entre os estudantes que se encontraram sob ameaça de detenção e deportação com explicação mínima. Um pequeno número de universitários, incluindo um aluno de pós-graduação da Universidade Cornell, deixou voluntariamente o país após abandonar sua batalha legal.

Em março, o governo Trump tomou medidas para cancelar vistos e iniciar processos de deportação contra vários estudantes que haviam participado de manifestações contra Israel durante a onda de protestos nos campi universitários no ano passado sobre a guerra na Faixa de Gaza.

Juízes federais interromperam algumas dessas revogações e frearam os esforços para remover esses estudantes do país. Mas nas últimas semanas, centenas de estudantes, incluindo muitos da Índia e da China, receberam a notícia de que seus vistos haviam sido revogados.

Isso causou uma onda de pânico em todo o país entre estudantes e acadêmicos cujas perspectivas foram abaladas sem aviso prévio. Um porta-voz do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega não respondeu a um pedido de comentário.

Durante a audiência desta sexta-feira, Carilli disse que o governo estava preparado para apresentar a mudança de política em outros processos judiciais, potencialmente proporcionando algum alívio para os estudantes que haviam processado o governo para ter seus vistos restabelecidos e permanecer no país durante as cerimônias de formatura. As informações são do jornal The New York Times.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Trump caminha para ter a pior avaliação de um presidente americano em início de mandato, desde 1953
Para defender Lula na fraude do INSS, o deputado federal André Janones faz vídeo no mesmo estilo do colega Nikolas Ferreira
https://www.osul.com.br/governo-trump-recua-de-cancelamento-em-massa-de-vistos-de-alunos-estrangeiros/ Governo Trump recua de cancelamento em massa de vistos de alunos estrangeiros 2025-04-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar