Terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Governo zera tarifa de importação de etanol e de seis alimentos para tentar conter inflação

Compartilhe esta notícia:

Foi anunciada a redução de 10% da tarifa que incide sobre bens de capital, de informática e telecomunicação.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foi anunciada a redução de 10% da tarifa que incide sobre bens de capital, de informática e telecomunicação. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

O Ministério da Economia anunciou nesta segunda-feira (21) que as tarifas de importação sobre etanol e de seis tipos de alimentos serão zeradas até o fim do ano. Além disso, a tarifa que incide sobre bens de capital, de informática e telecomunicação será reduzida em 10%, de forma permanente.

O secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz, disse que estimativas mostram que a redução a zero da tarifa do etanol poderá reduzir em 20 centavos o preço do litro da gasolina na bomba.

Segundo ele, os cortes de impostos vão gerar um choque de oferta para o mercado brasileiro e contribuir para desacelerar a inflação. “É uma medida voltada à proteção da cesta de consumo da população mais pobre. [Mas] não é uma bala de prata, evidentemente”, afirmou.

As medidas foram adotadas em meio a um cenário de alta de preços de alimentos e combustíveis, tem custo estimado em R$ 1 bilhão por ano aos cofres do governo federal. Essa perda de arrecadação não precisa ser compensada por se tratar de um imposto regulatório.

Os alimentos que terão imposto de importação zerado são café moído, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja.

As tarifas sendo reduzidas variam hoje de 9% a 28%, segundo o governo. A expectativa é que a medida diminua o impacto desses itens especialmente no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) – indicador de inflação voltado à baixa renda.

“Zerar [as tarifas] até dezembro contribuiria para um arrefecimento da dinâmica inflacionária, porque daria um choque de oferta por meio da importação, afetando a dinâmica de preços”, afirmou Ferraz.

De acordo com o governo, as reduções sendo feitas agora afetam uma lista de produtos cuja alteração é liberada pelo Mercosul (Mercado Comum do Sul) pelo fato de eles serem considerados exceções.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

TSE reforça comissão de segurança cibernética para combater fake news
Polícia Rodoviária Federal apreende 160 kg de pedras semipreciosas na Fronteira Oeste
https://www.osul.com.br/governo-zera-tarifa-de-importacao-de-etanol-e-de-seis-alimentos-para-tentar-conter-inflacao/ Governo zera tarifa de importação de etanol e de seis alimentos para tentar conter inflação 2022-03-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar