Na tarde desta quinta-feira (18), um dia antes de a janela nacional de transferências fechar, Grêmio e Cruzeiro acertaram uma troca de goleiros. Rafael Cabral vai para o Tricolor, enquanto Gabriel Grando é levado para o time mineiro.
Cria do Grêmio, Gabriel Grando ganhou espaço no time profissional em 2021, quando atuou em 31 jogos. No ano seguinte, ele perdeu a posição e teve menos participações. No ano passado, o goleiro recuperou o status após a saída de Adriel e defendeu o Tricolor em 39 partidas. Grando sofreu 58 gols, média de 1,49 gols por jogo. Na sequência, ele acertou a renovação com o clube até o fim de 2026.
Nesta temporada, o Grêmio contratou o argentino Agustín Marchesín, e Grando voltou para a reserva, atuando em apenas um jogo.
Sem clima com a torcida cruzeirense, Rafael Cabral pediu para ser negociado pelo clube. Com isso, ele ficou de fora dos últimos jogos da Raposa. O goleiro abriu conversas com o Santos, que demonstrou interesse por ele no início do ano. Porém, o Peixe descartou a negociação.
Cabral foi bastante criticado pela torcida do time mineiro, desde o aquecimento no gramado, que antecedeu o jogo contra o Alianza, da Colômbia, na última quinta-feira (11), no Mineirão, pela Copa Sul-Americana. O time mineiro vinha de uma derrota no clássico contra o rival Atlético-MG, o que acabou por custar o título do campeonato estadual.
Na partida contra o Alianza, o Cruzeiro abriu 3 a 0 no placar com apenas 18 minutos do primeiro tempo. No entanto, a equipe colombiana buscou mais a bola, empatando o jogo em 3 a 3 na etapa final, com o goleiro cruzeirense falhando em um dos gols. Depois do confronto, Cabral reconheceu a falha, pediu desculpas a torcida pelo resultado e deixou a condição de titular nas mãos do técnico Fernando Seabra.
Neste ano, com a chegada de Marchesín ao Grêmio e a ascensão de Caíque, Gabriel Grando atuou em apenas uma partida. Os empréstimos dos goleiros serão válidos por um ano, ambos com opção de compra. Grêmio e Cruzeiro devem confirmar o acerto nas próximas horas.