Grêmio e Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) firmam, nesta terça-feira (28), acordo sobre a transação disciplinar proposta pela Procuradoria da Justiça Desportiva em relação a incidentes relatados sobre cânticos discrimatórios na partida entre Cruzeiro x Grêmio, em 8 de maio.
Além da multa, o acordo também prevê ações de conscientização e combate à LGBTFOBIA a partir da próxima partida na Arena, contra o Náutico, dia 8 de julho.
Porém, por iniciativa do Grêmio e do Clube de Todos, às ações de conscientização e alusivas ao Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+ serão implementadas na partida desta terça-feira (28), contra o Londrina, para marcar a data e reforçar o posicionamento do clube em relação ao tema.
Confira abaixo a nota divulgada pelo tricolor:
“O Grêmio e o STJD firmam acordo sobre a transação disciplinar proposta pela Procuradoria da Justiça Desportiva em relação a incidentes relatados sobre cânticos discrimatórios na partida entre Grêmio x Cruzeiro, ocorrido no dia 8 de maio. Com o acordo, o Clube não irá a julgamento no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), como havia sido previsto em função da discordância com o valor da multa.
O deferimento foi concedido nesta terça-feira, 28, pelo Auditor Relator Maurício Neves Fonseca após o aceite da Procuradoria em reduzir o valor da multa, atendendo o pleito do Grêmio, defendido pelo advogado do departamento de futebol, Jorge Petersen.
O Clube não aceitou a proposta inicial por discordar do valor da multa indicada pela Procuradoria, que sugeriu valores iguais aos apontados para o Cruzeiro. O Grêmio entendeu que as situações foram distintas, já que a torcida do clube mineiro proferiu cinco vezes cânticos e gritos de cunho homofóbicos e envolvendo maior quantidade de pessoas. Por outro lado, o Grêmio foi denunciado em função de uma única manifestação proferida por um pequeno grupo de torcedores.
Além da multa, o acordo também prevê ações de conscientização e combate à LGTFOBIA a partir da próxima partida na Arena, contra o Náutico, dia 8 de julho. Porém, por iniciativa do Grêmio e do Clube de Todos, projeto gremista que institiu políticas de inclusão e de conscientização contra atos de intolerância e de discriminação racial, ações de conscientização e alusivas ao Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+ serão implementadas na partida desta terça, contra o Londrina para marcar a data e reforçar o posicionamento do Tricolor em relação ao tema.
O patch da partida, que estará fixado na camisa dos atletas, terá uma arte com a frase do movimento. Dentro de campo, as bandeirinhas de escanteio estarão com as cores do movimento LGBTQIA+, assim como a braçadeira de capitão do zagueiro Pedro Geromel será alusiva à data.
O Grêmio reitera seu compromisso institucional em promover ações de conscientização e educativas sobre a importância e o respeito pela diversidade e contra toda e qualquer ato de discriminação racial, homofóbica, de classe social e credo religioso.”