Domingo, 24 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 16 de março de 2021
O Grêmio confirmou na noite desta terça-feira (16) a vaga na próxima fase da Libertadores. Após a vantagem construída no jogo de ida, o Tricolor viajou a Quito, no Equador, com uma equipe cheia de atletas vindos da base. Jogando na altitude, a equipe gremista conseguiu levar a melhor e vencer o time peruano pelo placar de 2 a 1.
Com gols de Ferreira e Ricardinho, o placar agregado ficou em 8 a 2. Em campo, o então técnico nesta noite, Alexandre Mendes, escalou Brenno, Vanderson, Rodrigues, Ruan, Cortez, Lucas Araújo, Darlan, Thaciano, Guilherme Azevedo, Ferreira e Ricardinho.
Os instantes iniciais da partida foram equilibrados, com as equipes estudando o jogo. A primeira finalização foi adversária, aos 8 minutos, quando Carranza arriscou de longa distância, mas Brenno fez a defesa com tranquilidade.
O Grêmio tentou responder aos 10’ com Lucas Araújo acionado na esquerda. O atacante partiu para o ataque, mas Delgado conseguiu cortar e impedir a sequência do lance. Quatro minutos depois, Vanderson recebeu na direita e arriscou, mas mandou pra fora, sem perigo.
Marcando bem e mantendo um pouco mais de posse de bola, o Grêmio seguiu tramando jogadas. Aos 26 minutos, depois de uma troca de passes rápida, a bola sobrou para Guilherme Azevedo na meia-lua da grande área. O atacante dominou e chutou, mas Espinoza defendeu. Do outro lado, a melhor chance do Ayacucho saiu dos pés de Ardiles, que chutou de fora da área e mandou com perigo. A bola bateu na rede, pelo lado de fora.
Por duas vezes, o Tricolor chegou com qualidade, com Ferreira. Primeiro, ele invadiu a área e chutou forte. O goleiro defendeu e Quina afastou o rebote. Em seguida, o atacante mandou pela linha de fundo, com 28’ jogados.
Já aos 33’, Thaciano partiu para a área, passou pela marcação e rolou de calcanhar para Ferreira, que chegou, chutou, mas a bola saiu. Três minutos depois, o Tricolor teve um escanteio a seu favor. No primeiro, Vanderson colocou na área, mas a zaga tirou. No segundo, a bola foi colocada na área, mas ninguém conseguiu completar.
Aos 39’, o Ayacucho conseguiu abrir a contagem depois de um bate rebate na área. Leandro Sosa conseguiu finalizar forte e vencer a defesa gremista. Mas não demorou para o Tricolor dar a resposta e deixar tudo igual. Ferreira foi acionado na esquerda, cortou a marcação e mandou de perna direita em diagonal para o fundo das redes, no canto esquerdo de Espinoza, aos 40 minutos.
Na reta final, a equipe gremista seguiu buscando a virada. No lance, Guilherme Azevedo cortou a marcação e chutou. A bola acabou rebatendo e voltando para o jogador, mas a arbitragem assinalou mão do atacante.
No segundo tempo, o cenário não se alterou, com o Grêmio em ritmo lento, controlando a posse de bola, e o Ayacucho com dificuldades para acelerar o jogo, assustando apenas na bola parada. Aos nove minutos, a cobrança de falta de Ardiles passou próxima à trave gremista. Já aos 23 minutos, a batida de Quina obrigou Brenno a se esticar e espalmar a bola para escanteio. No fim, o desgaste chegou primeiro para os peruanos e os gaúchos aproveitaram. Aos 41 minutos, o zagueiro Ruan apareceu na direita e cruzou rasteiro para o atacante Ricardinho, de 19 anos, desviar para as redes, marcando o primeiro gol como profissional e garantindo a vitória do Tricolor gaúcho.
Com o resultado, o Grêmio segue para a próxima fase da Libertadores. Encara o Independiente Del Valle, que venceu o União Espanhola e seguirá na competição. As datas das partidas ainda serão definidas. O Grêmio ainda volta a campo nesta sexta-feira (19), contra o Aimoré, às 20h, pela quinta rodada do Campeonato Gaúcho, na Arena, em Porto Alegre.
Ficha Técnica
– Ayacucho: Espinoza; Villamarín, Marcos Delgado, Quina e Aguirre; Jesus Mendieta, Emanuel Páucar, Carranza (Olascagua), Ardiles (Casique) e Leandro Sosa; Janio Pósito Técnico: Walter Fiori.
– Grêmio: Brenno; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Bruno Cortez; Lucas Araújo (Fernando Henrique), Darlan (Varela), Gui Azevedo (Léo Chu), Thaciano (Pedro Lucas) e Ferreira; Ricardinho (Léo Pereira) Técnico: Alexandre Mendes (interino).
– Arbitragem: Esteban Ostojich (URU), auxiliado por Martin Sopp (URU) e Horacio Ferrero (URU).