O Grêmio foi eliminado da Copa Libertadores da América pelo Santos, na Vila Belmiro, na noite dessa quarta-feira (16), após perder por 4 a 1. No jogo de ida, na Arena, o empate em 1 a 1 deu uma vantagem à equipe paulista, por conta do gol qualificado. O gol do Tricolor foi anotado por Thaciano, na etapa complementar.
O primeiro gol do Santos saiu aos 12 segundos da etapa inicial, após um recuo errado de Jean Pyerre. O segundo saiu após uma jogada de contra-ataque, em que Marinho recebeu um cruzamento e marcou.
No segundo tempo, aos 8’, após uma cobrança de escanteio, Kaio Jorge ampliou a contagem, marcando o terceiro. O tricolor conseguiu descontar aos 35’, com Thaciano. Mas três minutos depois, Laércio marcou o quarto gol santista, fechando o placar.
Primeiro tempo
Antes mesmo do primeiro minuto, aos 12 segundos, os gremistas sofreram o gol, após um erro da defesa. Jean Pyerre recuou a bola para David Braz, mas Kaio Jorge foi mais rápido e ficou com a bola, saindo em velocidade e chutando cruzado. Em seguida, foi a vez de Marinho chegar pela direita e finalizar, mas Vanderlei fez a defesa.
Aos 5 minutos, após um cruzamento da direita, Jean Pyerre recebeu e concluiu a gol, mas a bola explodiu na trave e saiu pela linha de fundo. Dois minutos depois, Pepê e Diego Souza trabalharam pelo meio, mas a bola ficou com a defesa adversária.
Aos 13’, os gremistas tiveram uma boa falta a seu favor, pela esquerda. Jean Pyerre cobrou, mas carimbou a barreira.
Aos 15’, os donos da casa desceram pela esquerda com Lucas Braga, que fez um cruzamento preciso para Marinho chegar e de primeira, marcar o segundo gol santista.
Passados 20 minutos, Diogo Barbosa avançou até a linha de fundo e fez um cruzamento na área, mas a defesa cortou. Na sobra, Pepê recupera e aciona Vitor Ferraz – que substituiu Orejuela – mas ao chutar, o lateral acabou travado.
Seis minutos depois, o Santos teve uma oportunidade e quase assinalou o terceiro. Após uma cobrança de lateral, Kaio Jorge desviou em direção a meta e Jobson tentou a finalização de primeira, mas por sorte, mandou por cima.
O Grêmio tentou e quase descontou aos 30 minutos. Na oportunidade, Matheus Henrique fez uma tabela com Pepê e, da entrada da área, chutou forte. O goleiro tentou a defesa e desviou – ao final, a bola explodiu no travessão.
Dois minutos depois, foi a vez de Pepê acionar Matheus Henrique, que chutou mas a bola saiu a escanteio.
Aos 38’, o Tricolor tentou com Victor Ferraz, que fez um cruzamento direto na área, mas John defendeu.
Segundo tempo
Logo no minuto inicial, o Santos teve uma falta da intermediária, pela meia direita. Marinho cobrou, mas carimbou a barreira. Já os gremistas responderam com Diego Souza, que recebe na entrada da área, tentando a finalização, mas foi desarmado com um carrinho de Veríssimo.
Aos 8’, o Santos chegou com Sandry, que recebeu um passe na entrada da área e finalizou, obrigando grande defesa de Vanderlei, que mandou a escanteio. Na cobrança, Marinho colocou no primeiro poste e Kaio Jorge mandou para o fundo das redes, assinalando o terceiro gol paulista da partida.
Com 14’, o Tricolor tentou com Pepê, que foi a linha de fundo e dividiu com Marinho, que conseguiu levar a melhor sobre o atacante. Três minutos depois, foi a vez de Diogo Barbosa encontrar Diego Souza na área. Ele tentou a finalização, mas a bola escapou.
Aos 25’, Geromel pegou a sobra e finalizou, mas a bola foi longe da meta do Santos. Três minutos depois, outra chance surgiu em cobrança de falta, em que David Braz chutou forte em direção ao ângulo, mas John fez uma grande defesa. Aos 32’, o Grêmio chegou com Diego Souza, que desviou de cabeça um cruzamento, mas a bola subiu demais.
Três minutos depois, aos 35’, o Grêmio descontou com Thaciano. Ferreira cruzou da direita e o meia chegou para cabecear e mandar para o fundo das redes.
Três minutos depois, Laércio assinalou o quarto gol do Peixe, ao desviar um cruzamento de cabeça. Na reta final, aos 43’, o Tricolor ainda tentou com Ferreira, que depois de uma boa jogada pela direita, cruzou no segundo poste, mas a defesa cortou.
Ficha técnica
Santos: John, Madson, L. Veríssimo, Luan Peres, F. Jonatan (Wagner Leonardo), Alison (Laércio), Sandry, Jobson (Guilherme Nunes), Marinho (Jean Mota), Kaio Jorge (Marcos Leonardo), Lucas Braga. Técnico: Cuca.
Grêmio: Vanderlei, Geromel, David Braz (Churín), Diogo Barbosa, Orejuela (Victor Ferraz), M. Henrique, Darlan (Pinares), Jean Pyerre (Thaciano), Luiz Fernando (Ferreira), Pepê, Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi.
Arbitragem: Wilmar Roldán (COL), auxiliado por Wilmar Navarro (COL) e Dionisio Ruiz (COL). VAR (árbitro de vídeo): Nicolás Gallo (COL).